Oriente Médio

Trégua em Gaza deve levar ao desarmamento do Hamas, diz Kerry

Secretário de Estado norte-americano defende o "estabelecimento de um cessar-fogo humanitário incondicional"

28/07/2014 | 15h15
Trégua em Gaza deve levar ao desarmamento do Hamas, diz Kerry MAHMUD HAMS/AFP
Distrito de Shejaiya, na Faixa de Gaza, foi uma das regiões mais atingidas pelos ataques Foto: MAHMUD HAMS / AFP
John Kerry, secretário de Estado norte-americano, declarou nesta segunda-feira que os esforços internacionais por um cessar-fogo entre Israel e os palestinos em Gaza devem conduzir ao desarmamento do grupo Hamas.

Kerry afirmou que continua trabalhando "para o estabelecimento de um cessar-fogo humanitário incondicional", mas acrescentou que também acredita "que todo processo para resolver a crise em Gaza de maneira duradoura e relevante deve levar ao desarmamento do Hamas e de todos os grupos terroristas".

O chefe da diplomacia americana afirmou que um cessar-fogo pode ser alcançado durante o Eid al-Fitr (celebração muçulmana que marca o fim do jejum do Ramadã), que começa hoje, dando um fim aos combates e permitindo a entrada em Gaza de alimentos e medicamentos.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre o conflito
Entenda a origem da crise na Faixa de Gaza

Segundo ele, esta trégua também ofereceria a Israel os meios de responder à ameaça representada pelos ataques a partir dos túneis. Para Kerry, "o cessar-fogo humanitário é o momento mais propício para negociações" entre as partes em conflito.

A morte de crianças palestinas de Gaza e de civis em Israel acabou com as esperanças de um cessar-fogo nesta segunda-feira, no primeiro dia da festa muçulmana do Eid al-Fitr e após três semanas de conflito.

*AFP

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.