Leia as últimas notícias de Zero Hora
* Zero Hora

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na última semana prejudicou pelo menos 5 mil famílias, de 30 municípios. Muitos perderam móveis, eletrodomésticos, colchões e roupas. Para auxiliar as pessoas que tiveram prejuízos, a Defesa Civil recebe doações em todo o Estado.
Em alguns casos, a água invadiu as residências devido ao vendaval, que causou destelhamentos, e, em outros, devido à queda de granizo, que danificou telhas. Como o temporal atingiu diversas regiões, a orientação do órgão é que os interessados em ajudar procurem a Defesa Civil de cada município, para saber o tipo de doação que os moradores precisam.
Cinco estradas permanecem bloqueadas em função das chuvas
Temporais causam destelhamentos, quedas de árvores e falta de energia
Em Porto Alegre, a prefeitura iniciou uma campanha para arrecadar colchões, cobertores, roupas (adulto e infantil), material de higiene (fraldas G, sabonete e creme dental), material de limpeza e água mineral. Os materiais serão destinados especialmente aos moradores das ilhas, áreas mais afetadas pela chuva na Capital. A queda de granizo atingiu 410 casas nas vilas Nazaré e Minuano, e nas ilhas das Flores, da Pintada, dos Marinheiros e Mauá.
As doações devem ser entregues na sede da Fundação de Assistência Social e Cidadania (na Rua Baronesa do Gravataí, esquina com a Avenida Ipiranga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos, das 8h às 12h), na sede da Defesa Civil (Avenida Campos Velho, 426), ou no Centro Administrativo Regional da Ilha da Pintada (Praça Salomão Pires Abraão, sem número, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos, das 8h às 12h).
Porto Alegre é o município com maior acumulado de chuva
Chuva suspende aulas em Porto Alegre
A Central de Doações da Defesa Civil do Estado também recebe materiais, que podem ser encaminhados para todos os municípios. O local fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (na Avenida Borges de Medeiros, 1501). Na manhã desta segunda-feira, o órgão encaminhou colchões e roupas a Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, onde 700 casas foram atingidas.
Os municípios mais afetados pela chuva no Estado foram Palmeira das Missões, no Noroeste, e Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, onde a queda de granizo atingiu 1,6 mil residências em cada município, totalizando 3,2 mil residências danificadas. Segundo a Defesa Civil, as prefeituras de Eldorado do Sul, Getúlio Vargas, Palmeira das Missões, São Luiz Gonzaga e Unistalda já encaminharam ao órgão a Ficha de Informação de Desastre, documento necessário para solicitar a homologação da situação de emergência. Os municípios têm até 10 dias depois do desastre para encaminhar a ficha à Defesa Civil.
No mapa, clique nas cidades para saber os danos causados pela chuva: