Luto

Morre general comandante da Força de Paz no Haiti

José Luiz Jaborandy Júnior passou mal durante voo entre Miami e Manaus

31/08/2015 - 12h26min | Atualizada em 31/08/2015 - 20h48min
Morre general comandante da Força de Paz no Haiti Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Arquivo Agência Brasil  

O comandante da Força de Paz no Haiti, general José Luiz Jaborandy Júnior, 57 anos, morreu após passar mal durante voo entre Miami, nos Estados Unidos, e Manaus na noite de domingo, quando seguia para o Brasil para descansar com a família. A provável causa da morte foi um infarto.

O general recebeu os primeiros atendimentos ainda a bordo, assim que começou a passar mal no avião, com menos de uma hora de voo. A aeronave retornou a Miami e ele seguiu para um hospital na cidade norte-americana, onde foi constatado o óbito.

Tulio Milman: presidente de sindicato de Porto Alegre está no Haiti para ajudar imigrantes

O Exército confirmou a morte do general e informou que o corpo dele está sob jurisdição do IML americano. Ainda não há uma data definida para a sua liberação. O enterro do general Jaborandy será em Maceió, também sem data prevista para ser realizado.

Haiti repetirá eleições legislativas em grande parte do país

O militar estava no comando da missão de paz no Haiti desde março do ano passado. Antes, ele ocupava o cargo de chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia. Quando estava deixando o posto de Manaus, para assumir a chefia da 8ª Região Militar, em Belém, seu nome foi escolhido para seguir para Porto Príncipe, capital do Haiti. Ele estava indo para Manaus, onde a família continua morando, para os dias de descanso da missão.

Haitianos denunciam decisões 'não democráticas' do Conselho Eleitoral

O comandante é o segundo general brasileiro que morre durante o período em que está à frente da missão de paz. Em janeiro de 2006, Urano Teixeira Bacelar foi encontrado morto no quarto do hotel em que morava em Porto Príncipe, com um tiro provocado pela sua própria arma de fogo. A morte do general Bacelar foi tratada como suicídio.

Leia as últimas notícias

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.