
Aumentou para 131 o número de prefeitos que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul em razão do aguaceiro que atingiu o Estado nas últimas semanas. O montante representa 26,3% do total de municípios do RS (497) – pouco mais de um em cada cinco. No levantamento da Defesa Civil Estadual divulgado na última terça-feira, havia 115 cidades nessa condição.
Mesmo com a trégua da chuva nos últimos dias, mais de 12 mil pessoas seguem fora de casa – 9.559 desalojadas (na residência de amigos ou parentes) e 2.713 desabrigadas (em abrigos públicos).
Leia mais:
União libera verba para compra de alimentos para vítimas das chuvas no RS
Excesso de chuva provoca perda da safrinha de soja
Morre segunda vítima do temporal no distrito de Vila Oliva, em Caxias
Até o momento, 213 cidades registraram danos devido ao mau tempo que predominou no Estado entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, permanece como o município mais afetado pela chuvarada, com pouco mais da metade (6,1 mil) do total de pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul.
Em meio a recuperação das cidades atingidas pela chuvarada, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) anunciou, nesta quarta-feira (14), que destinará R$ 10 milhões para compra de alimentos de pequenos agricultores gaúchos. Os produtos serão destinados a entidades de assistência social dos municípios que decretaram situação de emergência pelas enchentes.
*Zero Hora