Superlotação

Estado avalia conceder imóveis públicos por construção de novo Presídio Central

Se a alternativa for confirmada, foco será a velocidade das obras com o menor impacto referente à transferência de detentos

16/03/2017 - 18h22min | Atualizada em 16/03/2017 - 18h22min
Estado avalia conceder imóveis públicos por construção de novo Presídio Central Daniel Marenco/
Foto: Daniel Marenco  

A falta de dinheiro para investimentos e a crise penitenciária podem levar o Estado a encontrar uma alternativa caseira para a reforma da Cadeia Pública de Porto Alegre, o Presídio Central. Com capacidade para 1.824 presos, o local abriga mais de 4,5 mil. A saída para recuperar os prédios passaria pela permuta de imóveis públicos com a iniciativa privada, que ficaria responsável por pagar a reconstrução. As informações são do blog Cenário Político, da Rádio Gaúcha.

Se essa alternativa for confirmada pelo Estado, o foco será a velocidade das obras com o menor impacto referente à transferência de detentos. As obras ficariam a cargo de empresas que utilizam módulos prontos, o que agilizaria a conclusão. A demolição e a reconstrução ocorreriam por pavilhão.

Leia mais
Inaugurado há menos de um mês, centro de triagem registra 1ª fuga de presos
Dos nove latrocínios do ano na Capital, apenas dois casos têm suspeitos presos
Vereador e mais 17 suspeitos são presos em operação contra o tráfico de drogas

Os modelos para esse tipo de intervenção seriam o Presídio Estadual de Canoas e a Penitenciária Modulada de Charqueadas.

Troca de local

Outra possibilidade é a troca do local do presídio, já que a área é considerada urbanizada demais para manter uma grande penitenciária. Assim, a própria área da cadeia poderia ser oferecida em troca de outro local que receberia um prédio totalmente novo.

Anúncio

Nesta sexta-feira, o Estado vai divulgar onde será construído o primeiro presídio federal em solo gaúcho. A agenda está marcada para as 11h30min, no Palácio Piratini, e terá a presença do Ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

Leia as últimas notícias de Polícia

*Rádio Gaúcha

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.