Em busca de investimentos

Primeiro dia de encontro de empresários na Alemanha termina com churrasco e caipirinha gaúcha

Governador José Ivo Sartori participa do Encontro Econômico Brasil Alemanha, em Weimar

17/10/2016 - 17h28min | Atualizada em 17/10/2016 - 17h28min
Primeiro dia de encontro de empresários na Alemanha termina com churrasco e caipirinha gaúcha Milena Schoeller/Gaúcha
Foto: Milena Schoeller / Gaúcha

Começou nesta segunda-feira a 34ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha, na cidade de Weimar. Por dois dias, os principais empresários brasileiros e alemães, governantes e representantes de entidades discutirão novos investimentos, integração, ampliação de negócios, reivindicações em comum e intercâmbio de tecnologias. As informações são da Rádio Gaúcha.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Conselho de Diretores da BDI, a confederação das indústrias alemãs, e membro do conselho da Volkswagen, Andreas Renschler, destacou a crise financeira brasileira e a queda no faturamento das principais empresas alemãs sediadas no Brasil, mas vê um quadro de recuperação a partir de agora.

— O Brasil sempre foi importante. A opção é continuar. Tempos difíceis são superáveis. Os brasileiros estão reconstruindo o Brasil com muito empenho, e por isso nós seremos parceiros — disse. 

Leia mais
Encontro Econômico Brasil Alemanha cobra acordo entre Mercosul e UE
Governador Sartori chega à Europa para negociar investimentos no RS
Sartori inicia roteiro pela Europa em busca de investimentos ao Estado

Renschler também citou a preocupação com a corrupção, mas que as investigações atuais mostram que o "tema é levado a sério", trazendo tranquilidade.

Uma das principais reivindicações dos dois lados é o fechamento de um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defendeu, durante a abertura, a conclusão das negociações do acordo.

Em maio de 2016, os dois blocos trocaram ofertas para começar a negociar os termos do livre comércio, mas ainda sem conclusão.

O ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, participou do encontro hoje. Em uma reunião privada, ouviu de empresários as mesmas preocupações demonstradas nos discursos de abertura. O ministro reconheceu o momento ruim e tentou tranquilizar os empresários:

— A grande pergunta que eles fazem é o que o governo brasileiro está fazendo para que os empresários retomem a confiança. E nós temos falado que essa aprovação em primeiro turno, e seguramente será aprovada em segundo turno, da emenda constitucional que coloca um teto nos gastos públicos é um grande sinal. É o primeiro de outros tantos que estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios e recuperar a confiança — declarou.

O governador José Ivo Sartori, secretários, e presidentes de estatais participam do encontro.  A comitiva teve nesta segunda-feira reuniões com governantes de estados alemães para apresentar o Rio Grande do Sul como destino de investimentos. E ao final do dia, o governador recebeu o Certificado do Medical Valley, indicando o Rio Grande do Sul como Parceiro Premium.

O Medical Valley é um dos mais importantes centros do mundo de pesquisa e desenvolvimento na área da tecnologia da saúde, localizado na Alemanha.  O certificado chancela investimentos e indica o Estado. 

A missão gaúcha ainda tem agendas, até o fim da semana, na França e Itália, onde tem encontro com empresas como a multinacional de laticínios Lactalis e Grupo Carrefour, onde são esperados anúncios de investimentos.

Ao final do dia, foi servido um churrasco aos participantes do evento, organizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, com carne Angus trazida do Estado. Também foi servida caipirinha feita com cachaça fabricada pela empresa gaúcha Weber Haus. E os talheres utilizados foram Tramontina.

A 35ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha será no Rio Grande do Sul. Para convidar os empresários alemães, foi entregue a cada um avental fabricado com material ecológico. O governador discursou ao final do evento, utilizando um destes aventais e fazendo o convite para o evento em Porto Alegre.

Leia as últimas notícias de Política

*Rádio Gaúcha

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.