STF

Cármen Lúcia deve sortear relatoria da Lava-Jato entre cinco ministros 

Escolha do novo relator pode ocorrer ainda nesta semana  

Por: Zero Hora
31/01/2017 - 08h32min | Atualizada em 31/01/2017 - 09h56min
Cármen Lúcia deve sortear relatoria da Lava-Jato entre cinco ministros  José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz / Agência Brasil  

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, depois de homologar as77 delações da Odebrecht, pretende fazer um sorteio entre os integrantes da 2ª Turma do tribunal, da qual Teori Zavascki fazia parte, para definir quem assumirá a relatoria da investigação da Lava-Jato. As informações são do jornalFolha de S. Paulo.

Fazem parte da 2ª Turma os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Entretanto, Cármen Lúcia tem conversado com os outros nove ministros da Corte sobre a possibilidade de Edson Fachin mudar da Primeira para a Segunda Turma, com o objetivo de completar o grupo que analisa os casos da Lava-Jato. Se fizer a mudança, ele pode estar incluído no sorteio, que deve ocorrer já nesta quarta-feira. 

Leia também:
Cármen Lúcia homologa as delações da Odebrecht 
Odebrecht delata 10 parlamentares e dois ex-governadores do RS
Como a Odebrecht se beneficiou da rede de corrupção formada por políticos

Caberá a este relator retirar ou não o sigilo dos depoimentos dos executivos e ex-executivos da empreiteira. A eventual retirada do sigilo gera apreensão no Planalto e Congresso Nacional pelo teor considerado explosivo diante da citação de vários políticos, afirma o jornal.

O ministro que for sorteado vai assumir apenas os casos de Teori relacionados à Lava Jato – e não os outras quase 7,5 mil ações dele, que serão destinadas ao novo ministro do STF, a ser indicado pelo presidente Michel Temer.

De acordo com assessores, Cármen Lúcia decidiu homologar as delações na segunda-feira para evitar atrasos na operação. 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.