
O novo ministro de Relações Exteriores Aloysio Nunes (PSDB-SP), anunciado nesta quinta-feira para o comando do Itamaraty, teceu críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2016. As declarações foram publicadas no Twitter no dia em que o republicano venceu as eleições americanas, em novembro.
Para Nunes, Trump é "o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado" no Partido Republicano:
E continuou: "Agora é observar como é que ele se comporta na Presidência dos Estados Unidos".
Leia mais
Anastasia passa a ser cotado para o Itamaraty
Temer se reúne com tucanos no Alvorada
Rodrigo Maia lamenta saída de Serra e acredita que Temer escolha nome do PSDB
Antecessor de Nunes no Ministério das Relações Exteriores, José Serra havia comentado negativamente sobre a possibilidade de Trump ser eleito. Em julho de 2016, o então ministro disse considerar a hipótese um "pesadelo".
Michel Temer se reuniu na tarde desta quinta-feira com o senador antes de confirmá-lo para a pasta. Aloysio foi eleito para o cargo parlamentar em 2010 e em 2014 foi vice na chapa de Aécio Neves para a eleição presidencial. Ele foi um dos nomes indicados por Aécio para comandar o Ministério das Relações Exteriores.
No Senado, Aloysio vinha exercendo a função de líder do governo. Quem assume sua vaga é o suplente Airton Sandoval, do PMDB, o que fará a bancada peemedebista se tornar a maior da Casa, com 22 representantes.
*com informações do G1 e Estadão Conteúdo