Salva-senha

Confira 5 aplicativos para facilitar o acesso às redes wi-fi

Para não ficar perguntando "tem wi-fi?" em todo lugar

24/09/2014 - 11h17min

Para facilitar a vida de quem não consegue ficar sem internet nos cafés, nos shoppings, nos parques, nas ruas, na cidade inteira, existem aplicativos espertos que suavizam a tarefa de achar e acessar um wi-fi público e de qualidade.

Cada vez mais populares, apps de compartilhamento de senhas vão criando verdadeiras redes sociais em que a chave de acesso de um restaurante, por exemplo, pode ser colocada na roda por qualquer cliente. Donos de estabelecimentos não podem reclamar: os apps não descobrem senhas secretas, e meramente acessar a rede não constitui violação legal. Para restringir o acesso a clientes ou visitantes selecionados, a dica é criar um controle de identificação do usuário posterior à senha.

Quando um crime virtual é cometido em um wi-fi público, quem responde?

Já o usuário não pode deitar e rolar no wi-fi pensando que o dono da rede será responsável por uma eventual navegação criminosa. Pregando sempre uma conexão consciente, lançamos na sequência cinco apps para te ajudar a conectar um wi-fi dos bons:

Mandic magiC (iOS e Android)
Não precisa mais ficar procurando cartaz ou chamar um atendente apenas para descobrir a senha do wi-fi. Com esse aplicativo, cada usuário consegue compartilhar as chaves de segurança das redes dos estabelecimentos. Para se conectar, basta entrar na rede social de senhas e se beneficiar das informações coletadas por outros usuários. E, caso a senha não esteja lá, faça o favor de aumentar o banco de dados do app.

Hostpotio (Android)
Usando redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Linkedin, o app permite que você compartilhe a sua conexão wi-fi com o próximo. Mas essa partilha dos peixes não é puramente altruísta. No toma-lá-dá-cá do wi-fi, é possível trocar sinal de internet por favores como uma cerveja, um abraço e uma curtida no Facebook.

Wefi (Android e iOS)
Automaticamente, conecta o seu dispositivo à “melhor rede” dos arredores. A empresa diz ter construído o maior mapa de hotspots de wi-fi do mundo, com mais de 190 milhões de pontos identificados pelos próprios usuários.

Free Zone (Android)
Para livrar o internauta da frustração de se conectar a dezenas de redes abertas incapazes de travar diálogo com a rede mundial de computadores, esse app aqui consegue descobrir quais redes públicas gratuitas “realmente funcionam”. Com mais de 5 milhões de pontos mapeados, o aplicativo também conta com compartilhamento de senhas.

Wifi Analyzer (Android)
Descubra qual é o melhor sinal, com o menor engarrafamento e as maiores chances de uma navegação veloz. Com gráficos e estatísticas para bolsa de valores nenhuma botar defeito, o Wifi Analyzer oferece tantas ferramentas de diagnóstico de wi-fi que a desinformação nunca mais será desculpa para se contentar com uma rede lenta.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.