
Moeda digital que gera bastante curiosidade, o Bitcoin teve valorização de 343% em 2017. O levantamento é da Economática.
Foi considerado a segunda melhor opção de investimento no período – perdeu apenas para ações da Magazine Luiza. A rede de varejo viu seus papéis passarem a valer 368% mais. Enquanto isso, o Ibovespa teve alta de 18%.
O melhor desempenho do Bitcoin ocorreu em maio. Só naquele mês, a alta foi de 115%.
Leia mais:
Novo supermercado é inaugurado no Litoral Norte; veja fotos
Compra de imóvel perde e eletrodoméstico ganha espaço no orçamento
Devedores de IPTU de Porto Alegre começam a ser negativados em 15 dias
Leitores e ouvintes sempre perguntam: é uma boa opção de investimento? Confira a opinião de analistas, com olhares bem diferentes sobre a moeda:
Analista de mercado e ex-diretor da Associação dos Profissionais de Investimento no Mercado de Capitais, Marco Martins:
– Bitcoin é uma moeda sem controle de emissão. Vem subindo em uma espécie de corrente da felicidade. É um movimento especulativo sem a menor transparência. Também já ouvi que esta moeda é usada como instrumento de lavagem de dinheiro. Tem cara de bolha e me faz lembrar da bolha de internet de 2000.
Sócio do Grupo L&S, Leandro Ruschel:
– É difícil resumir um fenômeno tão interessante e complexo quanto o Bitcoin em poucas frases, mas eu creio que se trata de uma tecnologia disruptiva que pode mudar completamente a forma que as pessoas pensam no dinheiro, além da forma que os mais variados registros são guardados. É uma moeda digital que é negociada livremente e não é controlada por governo algum. Apesar da forte alta nessa moeda nos últimos meses ter alguns componentes que sugerem uma bolha especulativa, há a possibilidade que estejamos na primeira parte de um ciclo de alta muito maior, se de fato ela ocupar mais espaço como meio de pagamento. De qualquer forma, qualquer um que tenha interesse em utilizá-la como investimento deve estudar muito bem antes de fazer qualquer operação, sabendo que se trata de um ativo extremamente volátil. Tenho uma pequena porção da minha carteira alocada em Bitcoin há algum tempo já e pretendo manter essa posição inalterada.
Siga Giane Guerra no Facebook.