Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

Dinheiro & Diversão

Quatro filmes sobre aposentadoria 

Coluna compartilha histórias relacionadas à situação da previdência em outros países, sob diferentes pontos de vista 

Marta Sfredo

Enviar email

Na semana em que a antecipação de informações sobre o modelo da reforma da previdência inquietou os brasileiros, a coluna compartilha alguns filmes que abordam a situação em outros países, sob diferentes pontos de vista. Mesmo não tão pressionados pelo quadro das finanças e com benefícios não tão apertados quanto no Brasil, todos enfrentam inquietudes e restrições, mas também esbanjam energia e conhecimento.

Buenos Días, Ramón (2013)

O protagonista é um imigrante mexicano na Alemanha, o Ramón do título, mas o filme lança um olhar atento a um grupo de alemães aposentados em Wiesbaden. Apesar de não retratar a dureza por que passam os brasileiros, mostra restrições, inclusive financeiras. Ainda assim, fica claro o abismo das condições econômicas.

Veja mais
Quatro filmes sobre presidentes dos Estados Unidos
Quatro filmes sobre as complexidades da Turquia
Quatro filmes sobre mulheres poderosas do Reino Unido

O Exótico Hotel Marigold (2012)

Por motivos diversos, de dívidas até perda de renda, passando pela busca de procedimentos de custo mais baixo, um grupo de aposentados britânicos viaja para um período na Índia. A busca de um orçamento adequado os leva ao Marigold do título, onde certezas e preconceitos são revistos.

Red, Aposentados e Perigosos (2010)

Afinal, aposentadoria não é só dificuldade, certo? E o 'red' (vermelho) do título não é cor nem posição política. Vem de "retired, extremely dangerous" (aposentados, extremamente perigosos), classificação imposta a uma velha equipe de funcionários do FBI que se vê forçada a voltar à ação. Ou seja, pessoal das antigas mas ainda muito em forma.

Confissões de Schmidt (2002)

Além de mostrar as caras e bocas de Jack Nickolson, tenta perscrutar a vida de um recém-aposentado e toda a mudança que isso representa em sua vida, inclusive uma inesperada relação com uma criança africana. Apesar de um pouco melancólico, aborda o que, afinal, não tem fim de carreira, a busca de um sentido para a vida.

Leia outras informações da coluna +Economia


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00