Os empresários das regiões mais geladas do Estado estão esfregando as mãos. E não é porque as baixas temperaturas estão congelando os dedos. Com o retorno do frio coincidindo no início período de férias escolares, aumentou a procura dos turistas pelo aconchego e as belas paisagens do inverno da Serra.
Em Gramado e Canela, a taxa de ocupação dos hotéis está entre 85% de segunda a quinta-feira e 95% nos finais de semana, diz o presidente do SindTur, Fernando Boscardin. Desta vez, a rede não precisou dar tantos descontos nas tarifas.
– Em 2015 e especialmente em 2016, para manter a ocupação mesmo com a crise, os preços das diárias tiveram que cair. Neste ano, está mais próximo do equilíbrio. A grande procura mostra a confiança dos consumidores na recuperação da economia – afirma Boscardin, lembrando que, em agosto, Gramado sedia o Festival de Cinema e os hotéis já reservaram 55% dos leitos.
Leia mais
Frio traz alívio para o comércio de Porto Alegre
Kurotel, destino ambicionado de Gramado, vai quase duplicar
Às vésperas de férias, região de Gramado quer mudar turismo
Em São José dos Ausentes, a capacidade das acomodações foi extrapolada pelo número de visitantes no último final de semana com a expectativa de neve. Para o presidente da Associação das Pousadas Rurais e Urbanas de Ausentes (Aprua), Cesar Binrseld, as postagens de fotos nas redes sociais têm feito propaganda espontânea dos atrativos da região. Conforme a secretária de Turismo do município, Aline Maria Trindade Ramos, um grupo no WhatsApp que reúne donos de hoteis e pousadas tem sido utilizado para compartilhar a disponibilidade de leitos.
– O turista procura frio, mas alia a questão das férias. Julho é nosso ápice, mas estamos surpresos com a alta procura para agosto. É um movimento atípico – conta Aline.