
Plataforma que reúne indicadores socioeconômicos e mapas temáticos, o Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA) traça, desde 2006, um retrato da Capital em assuntos diversos – é possível conferir, por exemplo, o percentual de alunos que abandonam a escola, o número de leitos hospitalares na cidade, a idade média da frota de ônibus, etc. Só que esta radiografia anda um tanto desatualizada: os dados mais recentes do site são de 2015.
Segundo a coordenadora de gerência de informações socioeconômicas da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Liane Bayard, o site não foi alimentado no primeiro semestre deste ano porque algumas ferramentas estavam sendo aprimoradas pela Quarta Mídia, empresa desenvolvedora da plataforma. As principais mudanças são o novo layout e as novas funcionalidades da seção Porto Alegre em Análise, que compila informações de bairros, indicadores e suas respectivas análises cruzadas.
Mais de Paulo Germano:
Da esquerda à direita, são todos autoritários
Roubaram o banco que aproximou a comunidade na Rua Castro Alves
"Claramente não chegará a lugar algum", diz vereador sobre CPI da Telefonia
Com a estabilização da plataforma, Liane garante que, até o final de outubro, ao menos metade dos indicadores estarão atualizados, contendo números referentes a 2016 ou aos primeiros meses de 2017. Dados sobre temas mais complexos, como Orçamento Participativo, devem sair até o fim do ano.
— As informações estão com a gente. Se alguém precisar, para uma pesquisa, de algum dado específico que ainda não esteja no site, a gente tenta dar assessoria — diz Liane.
A equipe do ObservaPOA atende nos telefones (51) 3289-6664 e (51) 3289-6684 ou pelo e-mail observapoa@observapoa.com.br. As informações que constam no portal são disponibilizadas por representantes de cada uma das secretarias do município, por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM).