Agentes da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) fecharam quatro estabelecimentos da Cidade Baixa, em Porto Alegre, no começo da noite desta quarta-feira. Os bares Porto Carioca, Tapas Bar, Van Gogh e Bahamas, todos na Rua da República, foram interditados por infringir o horário de funcionamento determinado pelo Decreto Municipal 17.902.

As interdições fazem parte da chamada "Operação Sossego". Outros seis estabelecimentos devem ser fechados nos próximos dias. De acordo com a Smic, os locais foram denunciados por moradores do bairro.
Leia também
Moradores da Cidade Baixa reclamam do cheiro de xixi nas ruas
Turistas estrangeiros movimentam a Cidade Baixa, em Porto Alegre
Desde o começo do ano, a secretaria notificou 29 estabelecimentos funcionando fora do horário permitido, até a 1h de domingo a quinta, e até as 2h nas sextas, sábados e vésperas de feriado, com tolerância de 30 minutos. Destes, dois tiveram as portas fechadas.
De acordo com o titular da Indústria e Comércio, Humberto Goulart, a operação "visa a proteger os dois lados do bairro": o dos moradores e o dos comerciantes.
- Eu vejo como uma ação didática. Ela traz harmonia (para o bairro), porque dá uma explicação para a população - disse.
Leia todas as notícias sobre Porto Alegre
Procurado pela reportagem, o dono do bar Tapas afirmou que prefere não se manifestar. A proprietária do Bahamas, Susana Bastos, considera a interdição injusta.
- Se houvesse uma fiscalização rígida mesmo, todos teriam que ser fechados. Ninguém cumpre o horário. Mas os bares menores é que são massacrados. Nunca ninguém viu fecharem um bar grande aqui - reclamou Susana.
A reportagem tentou ouvir os donos dos bares Porto Carioca e Van Gogh, mas não obteve contato até às 23h25min desta quarta-feira.