Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
Confira galeria de fotos

Os reparos em defeitos estéticos do Viaduto Abdias do Nascimento, que liga as avenidas Pinheiro Borda e Edvaldo Pereira Paiva, na zona sul de Porto Alegre, deverão estar prontos na metade de outubro. A previsão é do engenheiro civil José Carlos Keim, coordenador das obras de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
O serviço é realizado pela empreiteira Toniolo, Busnello, que construiu a estrutura e está pagando a reforma, iniciada em 29 de agosto. Semanas antes, imagens de problemas como bases assimétricas, muretas desalinhadas, ferros aparentes e rachaduras no concreto haviam circulado nas redes sociais, levantando dúvidas sobre a segurança da estrutura. O viaduto foi inaugurado dias antes do início da Copa do Mundo, em junho.
Partes do viaduto estão sendo refeitas, como o concreto da mureta à beira da pista. Atualmente, um terço da pista está fechado ao trânsito no lado esquerdo do viaduto, que tem somente o sentido bairro-Centro. Keim garante que os problemas são somente estéticos, e não afetam a estrutura.
- Aquele acidente em Belo Horizonte (desabamento do Viaduto Guararapes, no início de julho) deixou as pessoas preocupadas. Mas aqui não há risco. Sempre há serviços de acabamento a serem feitos depois de qualquer obra - disse o engenheiro.
O período previsto para as reformas, de mais de um mês e meio, pode parecer longo, mas Keim garante que é normal porque os trabalhos são feitos lentamente. Uma das causas dos defeitos foi o uso de formas de madeira, que acabaram empenando, salienta o engenheiro. Agora estão sendo usadas formas de metal.
Até o final deste mês, deverá ser inaugurada a iluminação cênica do viaduto. As luzes destacarão a parte estaiada da estrutura viária. A estrutura também será pintada com tinta antipichação.