
Desde 16 de novembro, moradores da Rua Joaquim Nabuco estão sem telefone e internet. É o que diz o banner de 25 metros quadrados amarrado com os próprios fios rompidos que abasteciam as linhas telefônicas da região, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.
A instalação do banner, feita por montanhistas em frente ao Edifício Jalisco, foi o ápice da indignação do empresário Marcos Aldabe, 38 anos. Os fios foram rompidos por um ladrão que tentava roubá-los, segundo Aldabe. Era um domingo. Ele telefonou para a Oi, empresa que presta o serviço para ele e outros vizinhos. Mas, nesta sexta-feira, completava 12 dias no aguardo do conserto.
- Ligamos para a Oi e deram um prazo de 48 horas a cinco dias. Liguei na quinta-feira de novo, mas não achei meu protocolo. Procuraram pelo número do meu celular e pelo nome e disseram que não tinha registro. Na sexta, me ligaram e veio um cara medir o cabo. Disseram que "tem problema com a empreiteira" que trabalha para a empresa - relatou o empresário.
O fim de semana passou e começou uma nova semana. Então Aldabe se irritou mesmo:
- Na segunda, nada de conserto. Terça, nada. Aí a gente se indignou. Quer saber de uma coisa?, eu disse, vou botar um banner.
Amigos montanhistas fizeram a colocação do banner na última quarta-feira. Desde então, a peça de protesto virou atração na rua. Pessoas passam de carro, param e fazem fotos. Mas a situação não diverte Aldabe. Ele está sendo obrigado a comprar pacotes extras de internet para o seu celular e não pode utilizar o telefone fixo. O empresário garante que cobrará da operadora o prejuízo na Justiça.
Zero Hora contatou a Oi na manhã desta sexta-feira para que explicasse o problema. Por volta das 10h15min, um carro da Oi apareceu na rua e dois técnicos começaram a arrumar os fios. Ao meio-dia, a empresa divulgou uma nota sobre o caso. Confira a íntegra:
A Oi informa que uma ocorrência de furto de cabos afetou parcialmente o serviço de telefonia fixa e internet na região indicada pela reportagem. Uma equipe técnica trabalha no local para restabelecer o serviço afetado ainda hoje, sexta-feira, dia 28.
A companhia adota medidas preventivas que visam a dificultar o furto de seus equipamentos telefônicos e tem investido na criação de novas equipes de manutenção, que auxiliam no monitoramento e reparo dos danos à sua rede causados por vandalismo. A Oi colabora com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar as investigações. Todos os casos de furtos são registrados em delegacias locais. Além disso, a empresa mantém em funcionamento um canal para denúncias de furto de cabos de telefonia: 0800 282 5531. A ligação é gratuita.
Foto: André Mags
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