
"Uma peça publicitária instalada de forma errada tem solução, deixar de usar camisinha não tem volta". Com essa mensagem, a empresa responsável pela instalação desastrada de uma campanha com pretexto de conscientizar o uso do preservativo - mas que, com o erro, pregava o contrário - se retratou do mal entendido na manhã desta sexta-feira.
Por volta das 10h, o Grupo LZ, com sede em Eldorado do Sul, publicou uma mensagem em sua página no Facebook:
"O Grupo LZ vem a público esclarecer que aids é um assunto sério e, por erro na retirada de um outdoor triplo, um cartaz desta sequência ficou em exibição por engano. Pedimos desculpas pela falha. Nosso erro teve conserto, o outdoor foi coberto, mas a atitude em não usar camisinha não tem volta", diz o texto.
A campanha da Secretaria da Saúde de Porto Alegre foi desenvolvida pela agência Centro e simulava um diálogo, espalhado em três painéis:
- Botar camisinha corta o clima!
- E eu tenho cara de canal do tempo?
- Camisinha. Não tem desculpa pra não usar.
Porém, a instalação de um único outdoor com a frase "Botar camisinha corta o clima!", na Avenida Juca Batista, na zona sul da Capital, inverteu o sentido do anúncio que pretendia alertar para a prevenção ao vírus HIV. Conforme o diretor de criação da agência de publicidade, Francisco Spiandorello, a ideia da campanha é simular um diálogo: no primeiro painel, surge a desculpa para o não uso da camisinha. No segundo, vem a resposta e, no último, a mensagem educativa. A ideia não agradou a todos - as opiniões sobre a linguagem da campanha são divididas.
Instalação de outdoor isolado deu sentido contrário à campanha
Foto: Lauro Alves / Agência RBS
Além dos outdoors, a iniciativa também engloba um site colaborativo em que os usuários podem postar respostas que já deram ou ouviram para não usar preservativo.
"Ela terá de vencer muitos preconceitos", diz mãe que adotou soropositiva
Adoção de crianças com HIV ainda é exceção no país

Com a reinstalação, assim ficaram os outdoors na Avenida Juca Batista
Foto: Divulgação / Agência Centro
