
Botar camisinha corta o clima!. A frase estampada em um outdoor instalado na Avenida Juca Batista, na zona sul de Porto Alegre, acabou desconectada da campanha promovida pela prefeitura. O painel deveria estar seguido de outros dois e, assim, dar sentido à ação contra a aids, já que a capital gaúcha é a cidade que mais tem de casos da doença no país.
Uma foto da placa sozinha foi postada no início da tarde desta quinta-feira em um perfil no Facebook e, às 19h, tinha 157 compartilhamentos. Após a repercussão, a placa foi retirada no fim da tarde desta quinta-feira (veja nas fotos abaixo) e foram instaladas da maneira correta:
- Botar camisinha corta o clima!
- E eu tenho cara de canal do tempo?
- Camisinha. Não tem desculpa pra não usar.
Placa foi retirada no final da tarde
Foto: Igor Carrasco/Rádio Gaúcha

Linguagem usada na campanha de prevenção divide opiniões
Porto Alegre desponta como a cidade campeã em número de casos de aids
Segundo Francisco Spiandorello, diretor de criação da agência Centro, contratada pela prefeitura da Capital para criar a campanha, a empresa responsável por fazer a colagem dos painéis acabou separando os outdoors na Juca Batista. A instalação neste e em outros três pontos da cidade - nas ruas Borges de Medeiros e Sertório e na Avenida Ipiranga - ocorreu na última segunda-feira, 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
- Nossa ideia é simular um diálogo em que, no primeiro outdoor vem a desculpa, que muitos jovens dão para não usar camisinha, no segundo, uma resposta, que dá um corte e ao mesmo tempo tem humor, e no terceiro vem a mensagem que diz para usar camisinha - esclarece Spiandorello.
Um segundo diálogo espalhado nas ruas diz o seguinte:
- Camisinha? Eu tomei todas e esqueci.
- Então aproveita e toma vergonha na cara.
- Camisinha. Não tem desculpa pra não usar.
Conforme Spiandorello, as "desculpas" estampadas nos outdoors surgiram de encontros regulares com jovens realizados pela prefeitura em bairros da Capital e que têm como objetivo conscientizar sobre os riscos da doença.
- É uma campanha direta, com desculpas reais e que fala com o público que queremos atingir, de 14 a 20 e poucos anos - acrescenta o diretor da agência.
"Ela terá de vencer muitos preconceitos", diz mãe que adotou soropositiva
Adoção de crianças com HIV ainda é exceção no país
Além dos outdoors, a campanha também engloba um site colaborativo (naotemdesculpa.com), em que os usuários podem postar respostas que já deram ou ouviram para não usar preservativo. Ainda há opção de "não curtir" os posts já enviados e de comentá-los.
A assessoria de comunicação da prefeitura confirma que a campanha foi encomendada pelo Executivo, mas que a criação e a distribuição são responsabilidades da agência. A empresa responsável pela colagem dos painéis pediu desculpas nesta sexta-feira.
Como ficaram os outdoors com a reinstalação na Av. Juca Batista
Foto: Divulgação/Agência Centro
