Gosto ruim na água

Smic interdita empresa investigada por relação com mudança na água da Capital

Cettraliq já estava proibida pela Fepam a despejar efluentes no Guaíba

23/08/2016 - 19h04min | Atualizada em 24/08/2016 - 07h35min
Smic interdita empresa investigada por relação com mudança na água da Capital Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre (Smic) interditou nesta terça-feira (23), de forma cautelar, a empresa Cettraliq (Central de Tratamento de Efluentes Líquidos Ltda), localizada no Bairro Navegantes, investigada por ter relação com as alterações no cheiro e no sabor da água em Porto Alegre, que persistem há mais de dois meses.

No último dia 10, a empresa já havia tido atividades suspensas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ficando proibida de despejar efluentes no Guaíba por tempo indeterminado. 

Leia mais
Infográfico: veja os pontos investigados pela Fepam sobre alterações na água
Ministério Público acredita que problema na água tem origem industrial
Filtro pode não tirar cheiro e gosto ruins da água

O estabelecimento já havia sido interditado pela Smic no dia 14 de julho por falta de Alvará de Localização e Funcionamento, mas apresentou recurso administrativo. A defesa foi julgada pela Comissão Judicante da Secretaria, que decidiu pelo fechamento do local e multa de R$ 606. A comissão entendeu que, além de não haver alvará, a atividade desenvolvida representa risco iminente ao meio ambiente.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Cettraliq informa que "irá recorrer da interdição da Smic tomando as medidas de defesa necessárias, sendo na esfera administrativa ou judicial, ressaltando a ausência de provas técnicas que apontem a empresa como responsável pelo odor e sabor da água de Porto Alegre, portanto ilegítima o argumento de que suas operações trazem risco iminente ao Meio Ambiente, conforme alegado na Medida Cautelar Administrativa".

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.