Trânsito

Porto Alegre fará testes para liberar faixas exclusivas de ônibus a táxis e lotações

Experiências começarão em março e poderão incluir corredores 

06/02/2017 - 12h48min | Atualizada em 06/02/2017 - 13h07min
Porto Alegre fará testes para liberar faixas exclusivas de ônibus a táxis e lotações Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS  

A partir de março faixas exclusivas destinadas ao transporte coletivo na Capital passarão por um período de testes quando poderão ser utilizadas por táxis, lotações e vans escolares. As informações são da Rádio Gaúcha.

O objetivo é avaliar o impacto no trânsito e, principalmente, se a medida trará ganho de tempo para usuários desse tipo de serviço. Atualmente Porto Alegre conta com faixas para ônibus em sete avenidas, somando 12,4 quilômetros. Esses espaços são delimitados por uma faixa azul e são restritos apenas em horários de pico. A medida não será aplicada para carros vinculados a aplicativos, como Uber e Cabify.

Leia mais
Operação tapa-buracos vai reparar 36 vias em Porto Alegre
Marchezan anuncia 14 nomes selecionados pelo Banco de Talentos 
Protesto de rodoviários atrasa saída de ônibus na zona norte de Porto Alegre 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino, a metodologia para a aplicação dos testes ainda está sendo estudada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Como a prioridade continuará sendo o transporte coletivo, o impacto da ação poderá não ser significativo.

— A informação preliminar que temos de outras cidades é que o ganho de tempo (para táxis, lotações e vans escolares) não é algo tão substancial. Então, a partir dos dados técnicos, teremos o diagnóstico de forma precisa — relata Sabino.

Corredores
Após o início da avaliação da liberação das faixas exclusivas, os testes poderão ser aplicados também nos corredores de ônibus. Esse cenário ainda é analisado, já que os pontos de entrada e saída desses espaços são limitados, o que poderia trazer problemas para o movimento dos automóveis na via normal.

Faixas exclusivas

- Avenidas Cavalhada e Nonoai: 4,4 km

- Avenidas Icaraí e Chuí: 2,2 km

- Avenida Brasil: 750 metros

- Avenida Assis Brasil (entre o Terminal Triângulo e a Fiergs): 4 km

- Avenida Bento Gonçalves (entre a Avenida João de Oliveira Remião e o limite com Viamão): 1,1 km

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.