Transporte

Até o fim de abril, mais 3 linhas de ônibus deverão ter GPS na Capital

A linha T1 começou a operar com o sistema nesta sexta-feira

17/03/2017 - 17h20min | Atualizada em 17/03/2017 - 17h20min
Até o fim de abril, mais 3 linhas de ônibus deverão ter GPS na Capital Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Linhas T1, T12, T5, T7 e T2 fazem parte do projeto-piloto de GPS nos ônibus Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS  

Os ônibus da linha T1, em Porto Alegre, passaram a operar com GPS nesta sexta-feira (17). Cerca de metade da frota de 24 veículos já possui o recurso, e o restante deverá receber durante o final de semana. Até o fim do mês abril, o cronograma da Procempa, que opera o sistema juntamente com a EPTC, é de que as linhas T5, T7 e T2 também recebam a tecnologia, dentro do projeto-piloto (além da T1 e T12, que já operam).

Leia mais: 
EPTC calcula nova tarifa de ônibus em R$ 4,05  
Ônibus fica preso em buraco após asfalto ceder em alagamento 

As informações do sistema aberto da prefeitura estão disponíveis no aplicativo para celular Moovit. Pelo app, o usuário seleciona a rota desejada e tem acesso ao horário em que o ônibus vai passar em determinada parada. Linhas que não possuem GPS também têm previsão, mas ela é feita conforme o planejado, o que acaba não se confirmando por conta dos engarrafamentos. Já para as linhas T12 e T1, o horário de chegada do ônibus é preciso.

O diretor da Procempa, Michel Costa, afirma que, com a implantação do sistema até o fim de abril, será possível fazer uma avaliação dos resultados no segundo semestre de ano. O retorno dos usuários tem sido satisfatório – a maior parte deles pede para que o sistema seja implantado em outras linhas. Futuramente, diversas empresas poderão utilizar os dados da prefeitura e disponibilizá-los em diversos aplicativos.

Em menos de um ano, a EPTC espera viabilizar o sistema, para que possa ser colocado em todos os ônibus de Porto Alegre. Flávio Tomelero, gerente de planejamento da EPTC, afirma que este período vai funcionar como uma espécie de ¿laboratório¿ – depois disso, a prefeitura definirá o modelo de contratação para a operação do sistema de GPS.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.