Trânsito

Câmara de Porto Alegre aprova projeto que libera faixas de ônibus em dias de greve no transporte

EPTC prepara avaliação da proposta antes de ir para sanção do prefeito

Por: Zero Hora
03/04/2017 - 20h59min | Atualizada em 03/04/2017 - 21h00min
Câmara de Porto Alegre aprova projeto que libera faixas de ônibus em dias de greve no transporte Dani Barcellos/Especial
Foto: Dani Barcellos / Especial  

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram um projeto de lei que libera o uso das faixas exclusivas para ônibus nos dias em que ocorrer greve ou paralisação do transporte público com interrupção total ou parcial do serviço. A proposta foi aprovada com uma emenda, especificando que a liberação ocorrerá apenas nas faixas exclusivas (e não em corredores) para ônibus e para "a circulação de automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta com peso bruto total inferior ou igual a 3,5 mil quilos".

O vereador Mendes Ribeiro (PMDB), autor da proposta, justifica:

— Quando ocorrem manifestações e paralisações, toda a população sofre com o caos gerado pelo aumento exponencial do fluxo de veículos leves nas ruas e nas avenidas.

Leia mais:
PSOL ingressa na Justiça contra reajuste no transporte na Capital
Prefeitura testa tecnologia de reconhecimento facial em ônibus da linha T1

Diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti afirma que, antes da sanção ou veto do prefeito Nelson Marchezan, o órgão fará uma avaliação da viabilidade do projeto, considerando, por exemplo, a necessidade de realizar investimentos de sinalização.

— É uma ideia boa, só que temos que fazer uma avaliação para não causar confusão — diz Soletti. 

Leia mais notícias de Porto Alegre

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.