Transtornos no trânsito

DMLU explica por que a coleta de lixo no centro de Porto Alegre é feita em horário de pico

ZH recebeu questionamento de leitor e repassou ao departamento

Por: Zero Hora
30/06/2017 - 13h00min | Atualizada em 30/06/2017 - 13h00min
DMLU explica por que a coleta de lixo no centro de Porto Alegre é feita em horário de pico Ivo Gonçalves/PMPA
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA  

O leitor Marcos Godoi enviou, no início desta semana, um questionamento à coluna Perimetral, de ZH: "Gostaria de sugerir que fosse visto junto aos responsáveis por qual razão o lixo no centro da cidade é coletado em horário de pico (entre 19h e 20h). Na última semana, fiquei "preso" três vezes atrás de um caminhão da coleta. Uma vez na Rua Riachuelo, outra na Demétrio Ribeiro e uma terceira na Duque de Caxias. Nos três casos, estamos falando de vias estreitas, que não permitem ultrapassagens, o que, consequentemente, congestiona ainda mais o trânsito".

Leia mais:
Diretor-geral do DMLU deixa o governo Marchezan
Após publicação de reportagem, prefeitura faz consertos de iluminação pública

A dúvida foi repassada ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana, que explicou que o recolhimento dos contêineres começa no início da noite para não se estender até a madrugada e afetar o período de descanso dos moradores da região. "Outra situação constatada com a implantação da coleta automatizada é que a comunidade costuma descartar os resíduos no final da tarde, assim como o comércio, o que faz com que os equipamentos estejam com maior ocupação. Diante disso, para reduzir a ação de catadores, que retiram resíduos dos contêineres e, muitas vezes, deixam o entorno sujo, foi adotada a coleta noturna. Entendemos o transtorno, porém reiteramos a necessidade da execução deste serviço de utilidade pública nos horários atuais", acrescentou o DMLU.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.