Tradicionalismo

Estruturas do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre começam a ser montadas na segunda-feira 

Sem apoio da prefeitura, Movimento Tradicionalista Gaúcho será responsável pela organização do evento 

Por: Bárbara Müller
21/07/2017 - 20h30min | Atualizada em 21/07/2017 - 20h37min
Estruturas do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre começam a ser montadas na segunda-feira  Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS  

Após a assinatura do termo de permissão de uso do parque Maurício Sirotsky Sobrinho entre a prefeitura de Porto Alegre e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Acampamento Farroupilha deste ano começa a sair do papel. Na próxima segunda-feira (24), devem ser iniciadas as montagens da rede elétrica e de estruturas administrativas, de patrocinadores, além do espaço onde ficará a praça de alimentação e a feira de artesanato. Sem incentivo financeiro público, o MTG é o responsável pela organização e gestão das festividades – que acontecerão entre 7 e 20 de setembro.

Veja também:
Prefeitura de Porto Alegre e MTG assinam acordo para realização do Acampamento Farroupilha
Entidades tradicionalistas divergem sobre modelo de gestão do Acampamento Farroupilha 

A novidade deste ano são os bailes, que prometem atrair um grande número de amantes da música e das danças gaúchas de salão. Para agitar a festa, estão previstas atrações como Os Monarcas, Joca Martins, Alma Gaudéria, Luiz Marenco, Grupo Rodeio, Tchê Guri e Gurias Gaúchas.

Uma das atrações também é o Circuito Instrumental, realizado no palco central de 11 a 15 de setembro, com apresentações de danças tradicionalistas e grupos instrumentais. A atividade terá participações especiais de artistas como a Orquestra de Bombo Leguero e Ernesto Fagundes, Quinteto de Garibaldi, Família Lima, Renato Borghetti, e Camerata Pampeana. Para as crianças, o Acampamento Farroupilha terá uma programação especial: oficina de danças folclóricas, teatro de bonecos, cantos e contos do Rio Grande do Sul. Além de vivências com horta e animais na fazendinha.

À prefeitura, caberá a fiscalização das atividades para que não ocorram danos ambientais. O termo foi uma medida proposta pelo Executivo para regular e profissionalizar o evento, diante das dificuldades financeiras.

Segundo o presidente do MTG, Nairioli Callegaro, desde o ano passado o evento é realizado sem o repasse financeiro do Executivo, mas, até então, tinha o aporte de serviços como água, luz e limpeza:

– Neste ano, os serviços da prefeitura só farão parte do evento se nós pagarmos. Podemos pagar as secretarias ou contratar outras empresas.

Uma taxa de luz, água e lixo será cobrada aos piquetes do Acampamento Farroupilha para cobrir parte das despesas. O valor varia de R$500,00 a R$ 4mil, dependendo se o piquete for tradicional, de bailes, de associações ou de empresas. A realização do evento contará ainda com o apoio de empresas patrocinadoras:

– Queremos manter o mesmo tipo de evento que é realizado todos os anos. Estamos trabalhando muito para conseguir manter a mesma qualidade.

A expectativa do MTG é de que 360 piquetes façam parte do evento. Do dia 31 de julho a 4 de agosto, os grupos interessados em participar das festividades poderão se inscrever no Centro Municipal de Cultura (Érico Veríssimo, 307), das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h. O início da montagem dos galpões está previsto para o dia 19 de agosto.

Inscrições

Data: 31/07 a 04/08

Local: Centro Municipal de Cultura - Érico Veríssimo, 307 (Teatro Renascença)

Horário: das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h

Documentos para inscrição (originais e cópias)

- Alvará 2016;

- Ata de fundação do piquete;

- Ata de eleição do novo patrão (caso houver alteração de patronagem);

- Nome e certificado de no mínimo 2 brigadistas;

- Comprovante de recolhimento da taxa de luz, água e lixo conforme tabela de categoria de piquete;

- Projeto cultural - atividades que serão desenvolvidas no espaço.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.