Porto Alegre

Cartão-postal

Os jeitos de ver o Guaíba: da zona sul de Porto Alegre

Arcos em estilo romano no bairro Ipanema enquadram o pôr do sol

Bruna Vargas

André Feltes / Especial

Um dos principais cartões-postais de Porto Alegre se exibe dentro de uma moldura peculiar na zona sul da cidade. Sete arcos amarelos em estilo romano localizados no bairro Ipanema enquadram o pôr do sol no Guaíba.

– Na época, a arquiteta que o projetou, Isabel Davoli, disse que queria criar um "marco no bucólico ambiente". Ele teria a função de valorizar a paisagem, enquadrando o pôr do sol. Virou um marco curioso – avalia José Francisco Alves, autor do livro A Escultura Pública de Porto Alegre.

Construídos na década de 1990, eles surgiram em meio a uma polêmica: o alto investimento (atualmente se aproximaria dos R$ 300 mil) feito pela prefeitura no local dividiu a opinião dos moradores. Enquanto uns comemoraram a revitalização do espaço, abandonado, outros acharam que a verba poderia ter sido destinada a coisas mais "úteis".

O local, que até então era usado principalmente para despacho de oferendas por afrorreligiosos, recebeu bancos e iluminação. Controvérsias à parte, os arcos acabaram por ganhar a simpatia de quem passa por eles, especialmente ao fim do dia, quando o pôr do sol endossa o convite à contemplação – e às fotos, que dão um aperitivo da experiência em redes sociais.

É possível chegar até o monumento a pé, de carro ou bicicleta – boa parte do trajeto até o Calçadão de Ipanema é atendida por ciclovias.

O que: Arcos de Ipanema
Quando: todos os dias
Onde: no Calçadão de Ipanema, na Zona Sul
Quanto: gratuito

André Feltes / Especial
André Feltes / Especial
André Feltes / Especial

Conheça outros pontos:
De dentro
Da ilha
Do museu
Do Centro Histórico

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Supersábado

08:00 - 11:00