Porto Alegre

Buraco de mais de dois metros de profundidade é armadilha em esquina do bairro Teresópolis

Orifício ficou aberto na esquina da Avenida Engenheiro Ludolfo Boehl com a Rua Marechal Mesquita depois de uma obra do DMAE

Por: Jéssica Rebeca Weber
27/07/2016 - 17h39min

De longe, parece mais um dos tantos buracos que estão espalhados por ruas e calçadas de Porto Alegre. Mas, ao se aproximar da esquina da Avenida Engenheiro Ludolfo Boehl com a Rua Marechal Mesquita, é difícil não se surpreender com a "arapuca" isolada apenas por dois cavaletes: o buraco tem, pelo menos, dois metros de profundidade.

A vizinhança assegura que o problema segue sem solução há semanas. A contadora Elisa Cantarutti Marques Nunes, 36 anos, tirou uma foto em 30 de junho e a encaminhou em um e-mail para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em 12 de julho. A dona de casa Rosi Vargas Pereira, 41 anos, também diz que ligou para a prefeitura.

— E o buraco está aumentando. Cada vez que passa um carro, a terra vai caindo — comenta Rosi, acrescentando que o perigo é ainda maior à noite, já que a rua é mal iluminada.

Leia também:
Barreira Ecológica já impediu que 33 toneladas de lixo escoassem para o Guaíba
Três anos depois do incêndio, Mercado Público segue em obras
Uruguaio que vendeu churros por 40 anos na Redenção retoma atividades

Já a cuidadora Ana Luisa Lyra, 38 anos, quase caiu no buraco há um mês:

— Levei um susto. Desviei e atravessei (a rua) ligeiro. Imagina se é uma pessoa de idade, uma criança?

A aposentada Vera Lucia Tomazi, 63 anos, ainda alerta para o perigo de um carro cair dentro do buraco. Ela conta que o "presentinho" remanesceu de uma obra realizada no local: os trabalhadores foram embora, e a fenda entre o asfalto e a calçada ficou.

Essa obra a que Vera se refere é confirmada pelo Dmae: trata-se da instalação de novas redes de esgoto na região. O órgão municipal informa que a empresa terceirizada que está fazendo o serviço avariou a parede de uma caixa do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e, por isso, o buraco não foi fechado.

Sem citar data, a assessoria de imprensa do departamento afirma que o buraco será fechado assim que a caixa for consertada.

Moradores relatam que o buraco está aberto na esquina há semanas Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

*Colaborou Bárbara Müller 

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.