Trânsito

Lombadas eletrônicas serão substituídas em até 60 dias na Capital

Controladores de velocidade estão sendo retirados desde o início do mês

Por: Bárbara Müller
23/09/2016 - 17h10min | Atualizada em 23/09/2016 - 17h10min

Espalhadas pelas ruas de Porto Alegre para controlar a velocidade dos veículos, as 37 lombadas eletrônicas estão sendo substituídas. Em 8 de setembro, a Kopp Tecnologia — que já era a empresa executora do contrato anterior — assinou o novo documento, quando foi dado início à remoção. A maioria dos equipamentos já foi retirada. Os que restam, como o da Avenida Voluntários da Pátria, serão removidos até este sábado. O prazo para a execução da troca é de 60 dias.

Com a substituição, será possível fazer contagem em tempo real dos veículos. Câmeras de melhor resolução serão instaladas, medida que auxiliará a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no monitoramento de veículos.

Veja também:
Manifestantes contrários a mudanças no ingresso por cotas ocupam reitoria da UFRGS 
Vereadores de Porto Alegre começam a votar projeto do Uber na próxima quinta-feira

Antes de serem instalados, os equipamentos passarão por avaliação do Inmetro. As novas lombadas permanecerão no mesmo lugar. Por orientação da EPTC, a empresa deve substituir e religar, a curto prazo, os aparelhos que registram infrações.

De acordo com o diretor de operações da EPTC, Marcelo Soletti de Oliveira, a ideia é que entre 10 de outubro e 4 de novembro todos os novos aparelhos estejam em funcionamento.

Foto: Bárbara Müller / Agência RBS

— A lombada eletrônica passa ao motorista uma consciência maior de que não deve haver excesso de velocidade. É um aparelho que atende bem a função de inibir a autuação por excesso de velocidade — explica o diretor.

O contrato tem validade de um ano, e pode ser renovado por outros quatro.

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.