Pelas Ruas

Conheça a via que pode se tornar a "Rua do Futebol" de Porto Alegre

Estabelecimentos temáticos na Rua Coronel Fernando Machado reúnem amantes do esporte na Capital

Por: Bárbara Müller
23/11/2016 - 19h38min | Atualizada em 23/11/2016 - 20h17min

No Centro Histórico de Porto Alegre, existe um espaço de muita afinidade com o futebol. A Rua Coronel Fernando Machado já é conhecida por ser um polo dos simpatizantes do esporte. Não é por acaso que existe um grupo mobilizado para batizar o local como "Rua do Futebol".

— Aqui tem pub, café, restaurante e loja casual, todos com a temática do esporte. A nomenclatura começou a ganhar força com a Copa do Mundo, já que havia muita concentração de turistas por aqui. Com o tempo, mais gente começou a identificar a Fernando Machado como "Rua do futebol" — comenta o publicitário Fernando Quines, um dos sócios da loja Los Trapos e do Foodball, bar que oferece comidas com nome de jogadores e em forma de bolinhas.

Conhecida como ponto de encontro de gremistas, a rua já tem um apelo para o esporte há seis anos, quando o Brechó do Futebol, um dos primeiros estabelecimentos com essa temática na Fernando Machado, foi inaugurado. Em 2014, surgiu a Los Trapos, uma loja de produtos que tem tudo a ver com os apaixonados pelo futebol e, em março deste ano, surgiu o FoodBall. Além disso, desde a década de 1980 existe o Mimo Bazar, tradicional ponto de encontro dos apreciadores de futebol de botão.

Leia mais:
Músico fabrica bicicletas de bambu em garagem no bairro Petrópolis
Convite aos leitores: ZH Pelas Ruas reúne fotos de uma Porto Alegre arborizada

— São quatro negócios voltados ao futebol. Por que não criar a rua do futebol? Vem muita gente de fora pra cá. Quando tem jogo, o pessoal do time adversário vem aqui para conhecer os bares e as lojas também. O espaço é para todos, para todas as torcidas do Brasil e do mundo — explica André Ziemmermann, um dos sócios do Brechó do Futebol.

Em busca de todas as torcidas

Apesar do vínculo com a torcida do Grêmio, o grupo de comerciantes quer passar uma nova imagem com a criação da Rua do Futebol.

— A nossa ideia é tirar essa pecha de reduto de gremistas. Sou colorado e sou muito bem tratado por aqui, tem flauta, tem piada, mas isso é saudável. Brincamos sem nenhum tipo de agressão. E é isso o que queremos transmitir com a Rua do Futebol. Somos todos amantes, acima de tudo, do futebol — conta Paulo Balicco, um dos sócio do Foodball.

Para a recepcionista Renata Alves, a proposta de batizar o trecho é uma ótima iniciativa:

— Tem tudo a ver! Aqui tem futebol, ocorrem eventos ligados ao esporte, tem os meus amigos. E, pra mim, que não posso ir sempre aos jogos, é muito bom ter um espaço assim. Eu voto sim! — brinca a gremista.

Projeto de Lei tramita na Câmara

Desde abril deste ano, tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 074/16, de autoria do vereador Kevin Krieger (PP), que pretende incluir nas placas da Rua Coronel Fernando Machado a identificação da quadra onde se concentram os estabelecimentos com a temática de futebol.

— A ideia do projeto surgiu com a intenção de gerar mais turismo para a cidade. É uma área bem ativa do Centro Histórico. Tem várias questões ligadas ao futebol naquela quadra, se trouxermos mais pessoas para o local, teremos mais segurança também — explica o vereador, que ressalta a importância de espaços como esse para a valorização da cidade.

Para o publicitário Conrado Schnarndorf, que frequenta o FoodBall desde a inauguração, o projeto vem a calhar.

— Está se construindo um trecho que tem tudo a ver. O lugar tem potencial para receber esse nome. Vem colorado, vem gremista. É uma forma de mostrar que dá pra conviver em paz e harmonia e curtir o jogo junto — opina ele, que é palmeirense.

Leia as últimas de Pelas Ruas


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.