Às escuras

Escuridão em paradas de ônibus aumenta insegurança de passageiros em Porto Alegre 

Quem vai trabalhar cedo encontra breu em inclusive em corredores. Em algumas paradas, moradores de rua montaram "casas"

27/04/2017 - 07h38min | Atualizada em 27/04/2017 - 11h09min

Acordar cedo, ir até a parada de ônibus e ter de aguardar em meio à escuridão tem sido a rotina de muitos passageiros na Capital. Na Avenida Carlos Gomes, por exemplo, nenhuma lâmpada na estação Nilo Peçanha, sentido Norte-Sul, está funcionando. Mais à frente, na Carlos Gomes com Couto de Magalhães, a situação é a mesma e aumenta a sensação de insegurança. Também há falta de luz no ponto de ônibus da Avenida Osvaldo Aranha, sentido Centro-bairro, em frente ao Auditório Araújo Viana.

— O mínimo que esperamos é que as paradas estejam com luz. Ficar aqui esperando o ônibus nessa escuridão é horrível. Tenho muito medo de assaltos — disse a técnica em enfermagem Angela Ribeiro, no início desta quinta-feira. 

Queixas sobre a falta de iluminação nas paradas de ônibus têm sido frequentes no aplicativo Pelas Ruas. Eles relatam que problemas semelhantes aos da Carlos Gomes também ocorrem em pontos das Avenidas Bento Gonçalves, Protásio Alves, Baltazar de Oliveira Garcia, entre outras. 

Outra reclamação dos passageiros é de que muitas estações estão tomadas por moradores de ruas que montam verdadeiras estruturas, com camas e lonas. Os casos foram encaminhados pela reportagem para a EPTC, que é a responsável pela manutenção das paradas de ônibus em Porto Alegre.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os problemas são causados por furtos de fios e de lâmpadas. A EPTC disse que está fazendo um levantamento dos locais escuros para fazer a reposição da iluminação, mas não informou o prazo para que isso ocorra.

Pelas Ruas
O aplicativo Pelas Ruas está disponível gratuitamente para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.

*RÁDIO GAÚCHA

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.