Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito

Alguns usuários do transporte coletivo e mesmo motoristas desses veículos foram pegos de surpresa na manhã desta segunda-feira com o início do funcionamento da faixa exclusiva para ônibus da Avenida Brasil, na zona norte de Porto Alegre. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, que acompanhou a abertura da via, foi abordado por passageiros com dúvidas. Um dos questionamentos foi sobre alternativas de ônibus a pegar se a linha utilizada normalmente passou a operar na faixa exclusiva - que não tem paradas.
- Ainda há algumas desinformações de pessoas que achavam que seriam prejudicadas, que teriam de caminhar mais para pegar determinada linha. Conforme pesquisa feita pela EPTC, a maioria dos usuários não pega seu ônibus final aqui, de 90% a 94%. Portanto, pode escolher as linhas TR que passam ali para parar mais adiante na Avenida Assis Brasil, utilizando a integração, com trajeto gratuito com o cartão TRI, e então tomar o seu ônibus - disse Cappellari.
Outros pensavam que haveria paradas no lado esquerdo da avenida - por onde passa a linha azul que delimita o trecho só para os ônibus - ou que os coletivos teriam de se deslocar para a pista da direita para pegar passageiros, criando um zigue-zague prejudicial ao fluxo. O secretário analisou que as pessoas deixaram para se informar sobre a mudança na última hora, já que ela já havia sido divulgada.
Cartazes foram colocados nas paradas para informar sobre a alteração
Foto: Tadeu Vilani

No entanto, uma situação chamou a atenção: motoristas de linhas que não devem tomar a faixa exclusiva acabaram seguindo por ela - fazendo o temido zigue-zague. O secretário acha normal haver dúvidas sobre a novidade, mas criticou a decisão desses motoristas:
- Pode ser um desorientado. E sempre tem aquele que recebe a orientação e acaba fazendo diferente. Vamos fiscalizar e coibir isso.
Nos próximos dias, a EPTC implementará sinalização aérea na região. Cappellari considera que a semana ainda será de ajustes na circulação na Avenida Brasil. Cinquenta linhas utilizam a avenida. Do total, 40 utilizam o corredor exclusivo. O objetivo da faixa é reduzir em até 12 minutos o tempo de viagem dos ônibus no horário de pico da tarde.
As regras do trânsito na Avenida Brasil
- Uma faixa exclusiva para ônibus no lado esquerdo
- Duas faixas de tráfego misto, no centro e lado direito
- Paradas de ônibus somente no lado direito
- Veículos particulares são proibidos de trafegar, parar e estacionar na faixa exclusiva
- Sobrepor a faixa para acessar garagens é permitido
- Condutores que transitarem na faixa exclusiva cometem uma infração grave, segundo o Código de Trânsito, de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69
- Dez linhas seguirão circulando fora do corredor: 314.2 - PUC/Restinga/III Perimetral; 314.3 - Restinga/PUC/III Perimetral; 613 - Elisabeth; M21 - Corujão Baltazar/Assis Brasil; M31 - Corujão Assis Brasil/Baltazar; T2; T2A; T5; TR60 - Assis Brasil; TR62 - Baltazar.