Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
Confira como votaram os vereadores:

Depois de um teste polêmico feito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e de uma trapalhada do governo no encaminhamento do veto do prefeito José Fortunati à exigência de 30 segundos para pedestres nos semáforos, a Câmara Municipal derrubou de vez a proposta nesta quarta-feira. Projeto do vereador Nereu D'Ávila (PDT) que altera o Estatuto do Pedestre foi aprovado por 21 votos a favor e quatro contra, eliminando o tempo mínimo das sinaleiras, previsto no inciso IV do artigo 4º, mas até se cogitara que os 30 segundos pudessem voltar a valer.
O argumento do vereador pedetista foi de que "o inc. III do art. 4º dessa Lei Complementar já garante a segurança do pedestre na travessia, pois prevê 'sinalização com tempo suficiente para permitir a travessia de vias com segurança'", conforme o texto do projeto. Ele lembrou que o teste da EPTC na área central da cidade gerou 600 reclamações pelos fones 156 e 118, incluindo ocorrências de trânsito e atrasos em ônibus, lotações e táxis.
Vereadores da oposição já haviam levantado a hipótese de o teste ter sido forjado para comprometer propositalmente o fluxo e gerar rejeição dos motoristas à medida. O tempo do verde dos carros teria sido diminuído para causar os congestionamentos registrados na manhã de 29 de abril, data do teste.
Autor da emenda que garantiria 30 segundos de tempo mínimo de travessia para pedestres no estatuto, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) critica o índice utilizado para definir os tempos das sinaleiras. A EPTC se baseia na velocidade de um adulto, de um metro por segundo. Mas idosos podem caminhar mais lentamente, entre 0,73 e 0,79 metro por segundo.
Sim
Reginaldo Pujol (DEM)
Rodrigo Maroni (PCdoB)
Delegado Cleiton (PDT)
Márcio Bins Ely (PDT)
Mario Fraga (PDT)
Nereu D'Avila (PDT)
Idenir Cecchim (PMDB)
Pablo Mendes Ribeiro (PMDB)
Guilherme Socias Villela (PP)
João Carlos Nedel (PP)
Mônica Leal (PP)
Séfora Mota (PRB)
Waldir Canal (PRB)
Airto Ferronato (PSB)
Paulinho Motorista (PSB)
Tarciso Flecha Negra (PSD)
Alceu Brasinha (PTB)
Cassio Trogildo (PTB)
Elizandro Sabino (PTB)
Paulo Brum (PTB)
Cláudio Janta (SDD)
Não
Fernanda Melchionna (PSOL)
Marcelo Sgarbossa (PT)
Mauro Pinheiro (PT)
Sofia Cavedon (PT)
Não votou
Jussara Cony (PCdoB)
Dr. Thiago (PDT)
Lourdes Sprenger (PMDB)
Bernardino Vendruscolo (PROS)
Pedro Ruas (PSOL)
Engº Comassetto (PT)
Ausente
Valter Nagelstein (PMDB)
Kevin Krieger (PP)
Mario Manfro (PSDB)
Representação externa
Alberto Kopittke (PT)