Educação

Alunos ocupam institutos federais em protesto contra medidas do governo

Mobilização contra a PEC do Teto e as mudanças no Ensino Médio ocorre em Alegrete e Osório

10/10/2016 - 09h57min | Atualizada em 10/10/2016 - 12h23min

Pelo menos dois institutos federais do Rio Grande do Sul registram ocupações de alunos que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 e a reforma no Ensino Médio. Osório e Alegrete têm estudantes mobilizados divulgando informações e promovendo debates sobre o tema.

Com as aulas suspensas desde a última quinta-feira, os alunos do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete ocupam o prédio da instituição desde o fim da última quarta. Eles contam com o apoio da direção e da coordenação de assistência estudantil para organizar debates e discussões sobre o corte no orçamento público e a reforma do Ensino Médio. Para a tarde desta segunda-feira, está programada uma caminhada até o centro do município para chamar a atenção da sociedade para estas questões. Nesta terça-feira, as aulas devem ser retomadas.

Leia mais:
Entenda quais são as propostas para mudar o Ensino Médio
Saiba do que se trata a PEC do Teto
O que os alunos pensam sobre a reforma do Ensino Médio

No Campus Osório, no Litoral Norte, a ocupação começou no fim da tarde de domingo. Cerca de 45 alunos passaram a noite no local e, nesta manhã, ganharam o apoio de mais de 350 colegas. O grupo idealizou a mobilização após um evento proposto pelo próprio instituto federal:

— Isso surgiu no último dia 29, quando convidamos os três turnos para que participassem da discussão sobre a medida provisória e a PEC para que cada um pudesse formar a sua opinião — relembra o diretor geral do instituição, Claudino Andrighetto.

Depois do debate, os alunos ainda visitaram alguns pontos da cidade com cartazes para conversar com a população e informá-la sobre as propostas.

Desde ontem, o grupo está no campus e já organizou algumas atividades:

— Definimos um cronograma de debates com especialistas e professores para alertar a comunidade externa — conta a estudante do Ensino Médio Integrado Maria Eduarda Santos de Almeida.

Segundo a jovem, as aulas seguem normalmente, no entanto, os outros alunos estão sendo convidados para participar do movimento, que deve se estender ao longo desta semana.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.