Maratona de provas

Vestibular da UFRGS 2017 começa no domingo 

Nesta edição, são 33.459 candidatos inscritos disputando 4.017 vagas 

Por: Zero Hora
02/01/2017 - 17h40min | Atualizada em 02/01/2017 - 17h40min
Vestibular da UFRGS 2017 começa no domingo  Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS  

A partir do fim de semana, milhares de jovens vão encarar o desafio para o qual se prepararam durante boa parte do ano que passou. O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começa no domingo (8) e vai até quarta-feira (11). As provas serão aplicadas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.

Nesta edição, são 33.459 candidatos inscritos disputando 4.017 vagas distribuídas em 91 cursos de graduação. O número de vagas corresponde a 70% do total oferecido pela universidade — o restante é destinado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia mais
O que você precisa saber sobre a redação do vestibular da UFRGS
Medicina, Psicologia e Fisioterapia são os cursos mais concorridos da UFRGS
MEC publica regras de seleção para o Fies no primeiro semestre de 2017 

No domingo, primeiro dia de provas, os candidatos responderão a questões de Física, Literatura e Língua Estrangeira. Na segunda-feira, será a vez das provas de Língua Portuguesa e Redação e, na terça, de Biologia, Química e Geografia. O vestibular se encerra na quarta-feira, com os testes de História e Matemática. São 25 questões objetivas de cada disciplina e um texto dissertativo na Redação.

As provas terão início às 8h30min e duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Recomenda-se chegar ao local da prova às 8h. Os candidatos devem apresentar documento de identidade e levar caneta esferográfica azul ou preta.

Durante as provas, não será permitido consultar materiais, comunicar-se com outros candidatos nem usar equipamentos eletrônicos. O uso de lápis e borracha é liberado. Os candidatos não podem consumir alimentos sólidos durante as provas, mas é permitido levar garrafas de água ou de refrigerante transparentes e sem rótulo.

A UFRGS deve disponibilizar diariamente no site ufrgs.br o gabarito preliminar de cada prova a partir das 17h. Os candidatos poderão acessar sua folha de respostas no link "consulta dados" no dia seguinte ao da aplicação da prova.

Ainda não há data definida para a divulgação da lista de classificados. Normalmente, o resultado é liberado cerca de 10 dias após o fim do concurso.

Dados de inscrição, locais de prova e demais informações sobre o vestibular 2017 podem ser conferidos em ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular.

SERVIÇO

Vestibular da UFRGS 2017
Quando: de 8 a 11 de janeiro
Onde: as provas serão realizadas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé. Os candidatos podem conferir seus locais de prova por meio do site portaldocandidato.ufrgs.br.
Horário: das 8h30min às 13h.

PROVAS

8/1 (domingo)
Física, Literatura e Língua Estrangeira

9/1 (segunda-feira)
Língua Portuguesa e Redação

10/1 (terça-feira)
Biologia, Química e Geografia

11/1 (quarta-feira)
História e Matemática

FIQUE ATENTO

- Chegue ao seu local de prova às 8h munido de documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta.

- Apesar de ser permitido levar lápis, a folha ótica deve ser preenchida à caneta.

- É proibido o uso de telefone celular, pagers, fones de ouvido ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos ou similares.

- Confira o endereço com antecedência no site do vestibular da UFRGS e programe seu trajeto para não se atrasar.

- As provas terão início às 8h30min, e a organização do vestibular alerta que não serão admitidos retardatários.

- Os candidatos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova, ou seja, às 10h30min.

Leia mais notícias sobre vestibular

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.