Itamar Melo - de Capão da Canoa
No 1º ano do Ensino Médio do Colégio Champagnat, em Porto Alegre, o currículo inflou em 2013. Além de aulas das 7h30min às 12h, os alunos passaram a encarar mais duas tardes de estudo diante da lousa eletrônica, das 13h30min às 17h10min. Em 2014, foi a vez do 2º ano implantar a carga horária semanal de 33 horas. No próximo período letivo, a novidade chegará ao 3º ano. E a escola já estuda fazer algo parecido nas séries finais do Ensino Fundamental.
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Iniciativas como a do Champagnat estão se disseminando na rede privada gaúcha. Em parte dos colégios particulares, os pais sempre tiveram a possibilidade de pagar um valor extra para manter as crianças ocupadas o dia inteiro - mas com atividades extracurriculares.
Agora, ainda que não adotem o modelo de tempo integral, os que os estabelecimentos estão fazendo é elevar a quantidade obrigatória de horas de aula, seja agregando um sexto período a cada jornada ou criando jornadas letivas adicionais no turno inverso. O fenômeno ocorre principalmente no secundário, devido à preocupação com a conquista de uma vaga na universidade.
- No início, achava cansativo e não tinha tempo de estudar, mas acabei me adaptando. Todo mundo entendeu que era importante ter mais aula. Com o Enem, a concorrência para entrar na faculdade é nacional - diz a aluna de 2º ano do Champagnat Ana Clara Teixeira, 15 anos, que teve de deixar o curso de inglês e a academia por causa dos novos horários.
Para tornar o ambiente mais adequado, a escola promoveu uma transformação nas salas de aula do Ensino Médio. Elas ganharam lousa eletrônica, tomadas para conectar notebooks, uma bancada com cadeiras mais altas ao fundo e pufes onde os estudantes podem relaxar entre um período e outro. As classes são em círculo, para facilitar um projeto ancorado nas atividades em grupo.
A vice-diretora educacional, Adriana Filipetto, afirma que o reajuste da mensalidade não acompanhou o acréscimo de aulas:
- Não foi algo que assustou a comunidade. Tivemos, inclusive, pais que optaram pela escola por causa da ampliação de carga.
Em outro estabelecimento da Capital, o Colégio Monteiro Lobato, o Fundamental tem aula no turno inverso um dia por semana, enquanto o Médio reforça a carga com um horário que se estende das 7h40min às 13h.
Além disso, a escola passa a oferecer em agosto uma nova modalidade no secundário: o aluno poderá passar três tardes por semana na escola, durante três semestres, e no final ganhar não só o diploma brasileiro, mas também o da High School canadense, o que abre portas para a entrada em universidades estrangeiras. Vinte estudantes aderiram.
- Vai ser uma rotina pesada, mas significa um diferencial no meu currículo _ observa um dos alunos, Pedro Feistauer, 15 anos.
- Dobra a despesa, mas é uma oportunidade única, que pode abrir a cabeça dele -acrescenta a mãe, Fernanda Bered.