Semana Farroupilha

Confira dicas para garantir a pilcha sem ficar de guaiaca vazia

Artigos da indumentária gaúcha são encontrados em diversos preços, mas nem sempre comprar é a melhor opção

07/09/2016 - 03h01min | Atualizada em 07/09/2016 - 15h11min
Confira dicas para garantir a pilcha sem ficar de guaiaca vazia Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Foto: Agência RBS / Agência RBS

Semana Farroupilha se aproximando, e a agenda de bailes já tinindo, mas com crise econômica por todos os costados, a guaiaca do gaúcho não anda assim tão farta para investir em roupa para aproveitar os fandangos. Vestidos, saias, bombachas, botas e os acessórios tradicionais da indumentária são indispensáveis aos eventos sociais nos centros de tradições gaúchas, e muitos desses artigos podem pesar mesmo no bolso se uma boa pesquisa não for feita. 

Piquete promove "Big Brother" no Acampamento Farroupilha
12 curiosidades sobre a Chama Crioula

Há opções, especialmente para as mulheres que se assombram com os preços cobrados pelos vestidos de prenda, valores que podem chegar a R$ 1 mil, dependendo do tecido e dos detalhes da peça. Se a ideia é economizar, fuja dos modelos com bordados à mão ou tecidos mais refinados, como veludo. 

As próprias lojas de artigos gauchescos já observam que o vestido tem caído na preferência. A dupla saia/blusa faz mais sucesso entre as gaúchas que não são assim tão ligadas aos eventos tradicionalistas, mas que gostam de aproveitar os festejos de setembro.

– É muito mais prático e barato. Variando a blusa, você tem uma roupa diferente para cada evento – diz a gerente comercial da Casa do Gaúcho, loja com unidades em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e Santa Maria, na Região Central.

Para os homens, buscar alternativas fica um pouco mais complicado, porque, especialmente durante a Semana Farroupilha, os CTGs costumam não permitir outra vestimenta que não a bombacha, combinada com camisa, lenço e botas. O chapéu é dispensável nos bailes. Alugar ou comprar peças usadas pode ser um caminho para driblar os preços dos artigos novos, mas considere bem a sua disposição para a bailanta na hora de investir numa pilcha.


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.