Comportamento

Música

Jovem músico Weslei recebe convite para estudar em conservatório de Genebra

Em 2013, ZH acompanhou os primeiros passos do garoto de Canoas

Bárbara Müller

Enviar email

Há dois anos, Weslei Felix Ajarda, 17 anos, vai a Pelotas para participar do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece na cidade. Na edição de 2017, o jovem tomou uma decisão importante: aceitou o convite de um professor italiano para estudar na Escola Superior de Música de Genebra, na Suíça.

Quando estava descobrindo a paixão pela música, em 2013, Zero Hora acompanhou os primeiros passos da trajetória de Weslei. Hoje, o garoto de voz tranquila reconhece que tudo é fruto de dedicação e de força de vontade:

– Passam muitas coisas pela minha cabeça. A gente não pode encarar as coisas como algo impossível e sim como algo possível que, se for trabalhado, vai dar certo. Conquista só vem com trabalho.

Leia mais:
Conheça a história de Wesley
Após a reportagem, o estudante ganhou a versão clássica do instrumento doado por um jornalista do Rio Janeiro

No ano passado, Alberto Bocini conversou com Weslei sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos integral no curso de Bacharelado em Contrabaixo Acústico. Após passar 2016 inteiro amadurecendo a ideia, o garoto que mora no bairro Guajuviras, em Canoas, decidiu agarrar a oportunidade. Mas ainda não há nada definido:

– Agora é que começamos a ver as questões burocráticas, como documentos, preparação para o teste, onde vou ficar, como vou ir. Não tem uma data certa, estamos conversando – conta Weslei.

Weslei passará por um processo seletivo, terá de mandar um vídeo tocando contrabaixo, que será avaliado pela escola. O curso tem duração de três anos. As despesas com passagem e do primeiro mês na Suíça serão por conta dele. Após esse período e a confirmação da aprovação, todos os custos serão por conta da instituição.

– A minha família está muito contente com o que está acontecendo. Aos poucos eles vão se acostumando. Será uma saudade que vai me trazer grandes frutos, vale a pena – comenta o garoto.

O jovem atualmente estuda contrabaixo na orquestra jovem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Após ter realizado o sonho de tocar junto à OSPA e receber um oportunidade que poucos têm, Weslei traça novos planos:

– Quero seguir estudando muito, entrar em uma orquestra. Mas a minha meta agora é chegar lá (na escola). O mais difícil já foi feito, que foi o convite. Tem que trabalhar em cima dos sonhos para eles deixarem de ser sonhos e se tornarem realidade.

Relembre a noite que Weslei tocou ao lado da OSPA:


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha +

15:00 - 16:30