Friaca

Com 2ºC, expectativa de neve lota hotéis de São José dos Ausentes

Meteorologistas não descartam a chance de nevar entre a tarde e a noite

Por: Jéssica Rebeca Weber
17/07/2017 - 13h24min | Atualizada em 17/07/2017 - 14h10min
Com 2ºC, expectativa de neve lota hotéis de São José dos Ausentes Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS  

São José dos Ausentes amanheceu com o termômetro de rua marcando 2°C, e as temperaturas seguiram caindo ao longo da manhã: chegaram a 0,8ºC às 10h, segundo medição do Inmet.

O aumento do frio e, principalmente, a possibilidade de nevar ainda nesta segunda-feira enche de turistas a pequena cidade dos Campos de Cima da Serra. A proprietária de um hotel no centro da cidade relata que todos os quartos estão ocupados e precisou deixar de receber cerca de 15 casais por causa da lotação desde domingo.

Leia mais:
Meteorologistas mantêm alerta de neve para o Rio Grande do Sul 
Inverno voltou: RS amanhece com mínima de 1,4°C

Secretária municipal de Turismo, Aline Maria Trindade Ramos atesta que está difícil encontrar lugar para ficar. Diz que restam menos de 5% dos leitos em hotéis e pousadas disponíveis. Na Central de Atendimento ao Turista, os servidores fizeram pinhão na chapa para receber os visitantes que paravam aos montes para pedir informações.

– O frio está coincidindo com o período de férias – lembra Aline.

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Felipe, de oito anos, acordou preocupado às 6h30min, perguntando para a mãe, a engenheira Mônica Elisa Heinzelmann, 53 anos, se nevou enquanto ele dormia. Hospedado em um hotel de Ausentes, o menino de Joinville (SC) está ansioso para fazer guerrinha de neve pela primeira vez na vida. Sua avó, Marli Heinzelmann, 79 anos, não fica muito para trás na expectativa. Só viu neve quando tinha a idade do neto – e nem lembra se sua mãe deixou sair de casa para brincar.

– Depois disso, só pela televisão – complementa Marli, que pretende sair para a rua e sentir a temperatura gelada dos flocos se a previsão se concretizar. A família veio para os Campos de Cima da Serra para conhecer os cânions, e a ¿caça à neve¿ acabou deixando ainda mais animada a viagem.

– Viemos para o lugar certo – resume Mônica.

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Mas não são só os turistas que estão na torcida. Moradora da cidade desde 2013, a professora Abimara Goulart Silva, 35 anos, era uma das raras pessoas flagradas na rua por volta das 7h. Ela conta que só viu neve "de verdade" em Ausentes no ano em que chegou ao município. Se dizendo acostumada com o frio, a paulista se junta ao coro que anseia pela neve – tem fé de que virá à tarde:

— Como já estamos aqui, tomara que neve.

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.