Nevou

Estudantes registram chuva congelada e neve granular em Pinheiro Machado, na Campanha

Fenômeno foi confirmado pelo Instituto Somar de Meteorologia

16/07/2017 - 23h11min
Estudantes registram chuva congelada e neve granular em Pinheiro Machado, na Campanha Allef Matos,Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Registro foi feito no começo da noite, por volta de 18h15min Foto: Allef Matos,Arquivo pessoal / Arquivo pessoal  

Três estudantes do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) fizeram imagens de chuva congelada e neve granular no começo da noite deste domingo (16) em Pinheiro Machado, na região da Campanha. O registro feito com uma câmera fotográfica profissional ocorreu entre 18h15min e 18h20min. Segundo o aluno Allef Patrick Matos, de 23 anos, as precipitações ocorreram durante uma chuva que durou uma hora e 20 minutos. 

— Começou a precipitar a chuva congelada e, alguns minutos mais tarde, caiu a neve granular. Instantes mais tarde, o fenômeno se repetiu — contou o jovem.

A reportagem enviou as imagens captadas pelos estudantes para o Instituto Somar de Meteorologia. A meteorologista Fabiene Casamento confirmou a versão descrita pelos jovens. 

Leia mais
Massa de ar polar deve provocar neve na Serra

— Conforme observei nas imagens e nos vídeos, houve sim uma chuva congelada e, em certos momentos, houve neve granular. Foi uma mistura dos dois fenômenos, chuva e neve granular que ocorrem em ambientes muito frios. Vale salientar que, no final do vídeo, fica nítida a presença dessa neve granular, onde os grão são brancos e não se despedaçam em cima do carro — destacou a meteorologista.

As estações meteorológicas do instituto mais próximas de Pinheiro Machado ficam em Canguçu e Bagé, que registraram 3,3°C e 5,4°C, na noite deste domingo.

Alunos investem em meteorologia na região

A falta de monitoramento do clima na região da Campanha fez os alunos investirem em três estações de meteorologia. Eles juntaram dinheiro e compraram os equipamentos por conta própria. A estação mais antiga foi instalada há seis meses. Matos conta que, embora ele e os colegas morem em Pelotas, o grupo monitora as estações com frequência. Como sabiam que havia possibilidade de neve na noite deste domingo, os jovens foram até a cidade para acompanhar.  

— Essa região precisava de monitoramento, ninguém atentava para isso. Acabamos correndo atrás e conseguimos instalar as estações. Elas estão padronizadas conforme as normas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e disponíveis para acesso pela internet — completou Matos. 

Confira o monitoramento de clima feito pelos estudantes:

Pinheiro Machado (Parque Charrua)
Pinheiro Machado (Passo dos Pires)
Pedras Altas

Entenda a diferença entre os fenômenos

De acordo com a Somar, a chuva congelada ou chuva congelante ocorre quando a chuva precipita de forma líquida, mas a água atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície, resultando em acumulo de gelo. No caso da neve, a precipitação ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo, pois a água precipita já em estado sólido.

Os cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores que -20°C graus, mas só chegarão em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria, ao contrário da chuva congelada, onde o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta.

Existe neve tipo úmida, caracterizada por grandes flocos que se formam com temperaturas do ar em superfície próximas de zero e seca quando os termômetros estão apresentando valores muito abaixo de zero.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.