Fim do frio intenso

Semana no RS será marcada por efeito cebola

Na maior parte do Estado, frio será registrado no início da manhã, mas temperatura fica mais agradável durante a tarde, com predomínio do sol

Por: Zero Hora
23/07/2017 - 21h04min | Atualizada em 23/07/2017 - 21h05min
Semana no RS será marcada por efeito cebola André Feltes/Especial
Foto: André Feltes / Especial  

Ao contrário do início da semana passada, quando algumas cidades gaúchas registraram neve granular, chuva congelada e geada, esta segunda-feira (24) e os próximos dias serão marcados por temperaturas mais elevadas em boa parte do Rio Grande do Sul. No fim de semana, os gaúchos começaram tanto o sábado quanto o domingo bem agasalhados, mas foram tirando as roupas mais pesadas ao longo do dia – o chamado "efeito cebola" – com o sol ganhando força e aumentando as temperaturas, principalmente, entre o início e o meio da tarde.

Leia mais:
FOTOS: domingo amanheceu ensolarado no RS
Baleias-francas foram avistadas no litoral gaúcho
Cães precisam escovar os dentes?

O clima em Serafina Corrêa, no Norte, neste domingo (23), define bem a variação de temperatura. O município amanheceu com termômetros marcando 4,8ºC – a mais baixa registrada no Estado. Por volta das 16h, a marca subiu para 24,9ºC. Em Porto Alegre, o dia teve 8ºC pela manhã e 26ºC à tarde.

O "efeito cebola", com períodos curtos de frio no início da manhã e o avanço da sensação de calor ao longo do dia, é o cenário esperado para esta semana em solo gaúcho, segundo a Somar Meteorologia. Em Porto Alegre, nesta segunda-feira (24), a mínima deve ficar na casa dos 12ºC, e a máxima de 28ºC. A menor temperatura esperada para esta segunda-feira na Capital é quase 4ºC mais baixa do que a máxima registrada na segunda-feira passada: 8,7ºC.

Conforme a meteorologista da Somar Heloisa Pereira, a massa de ar polar que deixou o Estado no fim da semana passada afasta o frio severo, dando espaço para dias com sensações térmicas mais agradáveis. Heloisa destaca que algumas cidades, a exemplo de São José dos Ausentes e Vacaria, ainda vão registrar temperaturas baixas nesta segunda, mas os termômetros não deverão marcar números abaixo dos 10ºC nos próximos dias na maior parte do Estado.

Neste domingo, dia começou com temperaturas  mais baixas em Porto Alegre, mas o clima ficou mais agradável durante a tarde, com o avanço e predomínio do sol. Na foto, o mesmo local no parque da Redenção em dois momentos do domingo: pela manhã (E) e à tarde Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS

Termômetros devem bater na casa dos 30ºC nesta segunda-feira

– Nesta semana, o Rio Grande do Sul não vai registrar o mesmo frio da semana passada. Nos próximos dias, as temperaturas não devem baixar dos 10ºC e vão chegar perto dos 30ºC em diversas regiões, aumentando a sensação de calor. Isso acontece porque a massa de ar polar que agia sobre o Estado perdeu força e nenhum sistema que causa onda de frio vai estar presente no RS nesta semana – destaca a meteorologista Heloisa.

Os próximos dias no Rio Grande do Sul também serão marcados pelo tempo seco. Existe a possibilidade de pancadas de chuva mais isoladas no Sul nesta segunda e na terça-feira, onde o tempo deve ficar nublado durante boa parte do dia.

Nesta segunda, as temperaturas mais elevadas devem ser registradas em Campo Bom (30ºC), Santa Rosa (30ºC) e Teutônia (29ºC). O frio será mais intenso em São José dos Ausentes e Vacaria, ambas com 10ºC no início da manhã.

Abaixo, veja comparativo entre as mínimas e máximas registradas em Porto Alegre e São José dos Ausentes na semana passada e as esperadas para os próximos dias:

*Zero Hora



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.