
Um novo estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease, indica que uma dieta rica em nozes pode ter efeitos contra o Alzheimer. Segundo a pesquisa, além de ajudar na redução do risco, a oleaginosa atrasa o aparecimento, retarda a progressão e previne a doença.
Testada em ratos, as nozes proporcionaram uma melhora significativa nas habilidades de aprendizagem, memória, redução da ansiedade e desenvolvimento motor, segundo o pesquisador Abha Chauhan. Os cientistas sugerem que o alto teor antioxidante das nozes pode ter contribuído para proteger o cérebro da degeneração provocada pelo Alzheimer.
- Estes resultados são muito promissores para ajudar a estabelecer bases para futuros estudos com humanos - diz o médico.
O grupo de pesquisa analisou os efeitos da suplementação alimentar com 6% a 9% de nozes - o que é equivalente a de 30 a 45 gramas do alimento por dia. Nozes têm outros benefícios nutricionais que melhoram a saúde do coração e do cérebro. Outro alimento que ajuda contra o Alzheimer são as pimentas.