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Aaron é um criador fascinado pelo processo de transformar uma ideia do conceito à realidade. Ele trabalha para que criação física de interfaces computacionais mudem a maneira como interagimos com a tecnologia. Atualmente, é cofundador e CEO da Sproutel, criadora de Jerry the Bear - uma ferramenta robótica de aprendizado para crianças diagnosticadas com diabetes tipo 1. Graduado em Mecatrônica e Design de Interação do Usuário pela Northwestern University, Aaron falará no evento TEDx Unisinos a partir das 9h deste sábado, dia 01, no Teatro do Sesi, na Fiergs (Av. Assis Brasil, 8.787, Porto Alegre). Leia a entrevista que concedeu por e-mail ao Vida:
O que o motivou a criar Jerry the Bear?
Tornei-me apaixonado por ajudar as crianças com doenças crônicas depois de minha experiência pessoal. Eu tinha deficiência de hormônio de crescimento humano na infância e tive de receber injeções diárias para crescer. Isso me deu uma imensa empatia com crianças diagnosticadas com doenças crônicas. A ideia para Jerry the Bear veio da observação de que os pequenos com diabetes tipo 1 têm cuidado de seus animais de pelúcia como se eles também tivessem diabetes. Eles estavam projetando suas emoções para seus ursinhos como uma maneira de lidar com a sua doença. Isso nos fez querer trazer esse comportamento inato à vida.
Qual é o propósito da sua criação?
O propósito de Jerry é capacitar e educar as crianças com diabetes tipo 1. Muitas vezes, essas crianças, que são diagnosticadas com idades entre três e sete anos, não conhecem qualquer outra pessoa com diabetes até sua adolescência. Jerry é um melhor amigo que é igual a elas! Desde que possam cuidar de Jerry, dando-lhe alimentos, dando-lhe insulina e verificando seus níveis de glicose. Elas começam a aprender a praticar os seus próprios procedimentos médicos.
Como é que Jerry avança para além de um brinquedo?
Jerry tem uma tela sensível ao toque em sua barriga, onde as crianças podem ver uma série de 21 livros de histórias animadas. Esses livros não são apenas entretenimento, mas também trazem muitas informações sobre diabetes. Isso permite que as crianças aprendam as habilidades que precisam para o resto de suas vidas em um ambiente livre de estresse e com brincadeiras.
O que você trouxe do conceito de gamificação?
Os livros de histórias animadas na barriga do Jerry contam como ele treinou e venceu os All Star Games, jogo que acompanha o brinquedo. As crianças têm a tarefa de ajudar o trem de Jerry e devem cuidar dele corretamente para desbloquear cada livro sucessivo. Essa mecânica de jogo incentiva as crianças continuamente, permitindo-lhes experimentar cenários onde devem reagir aos seus eventos sintomáticos hipoglicêmicos e hiperglicêmicos.