
Pesquisadores descobriram que, sim, você pode se sentir melhor ao ignorar, intencionalmente, seus e-mails. Durante duas semanas, dois grupos de trabalhadores tinham de atender a diferentes orientações propostas pelos cientistas: um deles deveria desativar as notificações de suas mensagens eletrônicas e checá-las, no máximo, três vezes por dia, enquanto que os demais podiam continuar com os alertas acionados e checar a caixa de entrada a todo momento.
No geral, "limitar o número de vezes de checagem ao seu e-mail por dia diminuiu a tensão durante uma atividade importante e reduziu o estresse do dia a dia", escrevem os pesquisadores Kostadin Kushlev e Elizabeth Dunn, da University of British Columbia.
Além de diminuir a tensão e o estresse, os cientistas identificaram uma melhora no bem-estar psicológico. Os que não olhavam seus e-mails com muita frequência também se sentiram mais produtivos.
Os pesquisadores alertam para a necessidade de um estudo que possa acompanhar se os participantes realmente seguiram as recomendações do estudo.