
Dois meses após ser superada em receitas de assinaturas pelo Net­flix, a HBO anunciou nesta semana que está entrando no sistema de TV on demand. Outra grande empresa do entretenimento nos Estados Unidos, a CBS fez o mesmo: aos clientes que pagarem US$ 5,99 por mês, disponibilizará acesso online, em streaming, a séries clássicas como Star Trek e Twin Peaks - no caso da HBO, o serviço inclui, entre outros, Girls, Sex and the City e Game of Thrones. Inicialmente, no entanto, ambas só operarão nos EUA.
Trata-se de um marco - mais um, na verdade - de um movimento cada vez mais acentuado no mercado de TV. Na carona de Netflix, Crackle e Hulu (veja outros abaixo), até as gigantes globais Amazon, Microsoft e Yahoo já oferecem serviços que dispensam as tradicionais operadoras de televisão a cabo para disponibilizar conteúdo para os seus usuários.
É esse movimento que motiva a HBO, segundo Richard Plepler, presidente da empresa:
- Esta iniciativa será transformadora porque, pela primeira vez, poderemos fornecer nosso serviço diretamente aos consumidores.
A notícia não é nada boa para as operadoras de televisão a cabo via satélite, que oferecem pacotes de inúmeros canais, entre os quais a HBO normalmente se destaca como uma das principais ofertas.
- Os maiores medos (das operadoras) se tornaram realidade - diz o analista da Forrester Research, empresa de referência no mercado, James McQuivey. - Provavelmente, os jovens que veem as séries da HBO em cinco ou 10 anos não serão mais assinantes de TV a cabo, e sim de serviços on demand.
Alguns serviços on demand pelo mundo
Netflix
Precursor das TVs on demand, foi lançado nos EUA em 2007. Hoje, atua em mais de 40 países, além de produzir conteúdo exclusivo (como a premiada série House of Cards).
Crackle
Começou como um site de vídeos online chamado Grouper, até ser comprado pela Sony. Basicamente, sua cartela de opções consiste nas produções da Sony para o cinema e a TV. Atua nos EUA, no Canadá, na Grã-Bretanha e no Brasil.
Hulu
Em operação nos EUA e no Japão, é outro dos precursores da venda de conteúdo (filmes, séries, jogos) sob demanda.
Fox Play/Telecine Play/Premiere Play
Canais que integram os serviços tradicionais de TV a cabo, como Fox e Telecine, oferecem parte de sua grade via internet - mas só para quem já é assinante de alguma operadora. No Brasil, o maior desses serviços é a Globosat Play.
Now
Muito popular entre assinantes da operadora Net, também poderá ser visto via aplicativos para tablets e smartphones. Porém, só os assinantes da Net terão acesso a esse serviço.
HBO
A empresa já disponibiliza um serviço semelhante ao Fox Play e ao Telecine Play: o HBO Go. A partir de 2015, terá seu próprio negócio on demand, eliminando a necessidade de assinatura de alguma operadora tradicional.
Outros
Amazon, Microsoft e Yahoo também oferecem programas de TV sob demanda (a primeira incorporou a LoveFilm, e a ultima, a RayV, dois serviços de vídeos on demand), além de já terem anunciado a produção de conteúdo original. Nenhuma delas, no entanto, opera no Brasil.
* Segundo Caderno com AFP