Copa 2014

Invasão hermana

Barrabravas se hospedaram em sede de partido em Sapucaia do Sul

Torcedores fizeram churrasco, confraternizaram com brasileiros e entoaram as tradicionais cantorias

Carlos Rollsing

Enviar emailVer perfil
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Parceria entre Guarda Popular e diretória do PTB garantiu abrigo a barrabravas

Uma parceria entre a torcida Guarda Popular do Inter e o diretório do PTB de Sapucaia do Sul garantiu abrigo por três dias, entre 11 e 13 de junho, para um grupo de cerca de 20 pessoas que se identificam como barrabravas argentinos.

Em uma casa onde fica a sede municipal do partido, eles fizeram churrasco, confraternizaram com brasileiros e entoaram as tradicionais cantorias. No dia 13, o grupo seguiu para o Rio, onde a Argentina estreou na Copa do Mundo. Na próxima semana, eles devem voltar ao RS para acompanhar o jogo do time no Beira-Rio.

Leia mais:
Porto Alegre se prepara para receber uma legião de argentinos
Leia todas as notícias sobre Copa 2014
Confira a tabela completa da Copa do Mundo
INFOGRÁFICO: o que caracteriza as torcidas barrabravas
Política, tráfico e extorsões: como agem os barrabravas

O responsável por assegurar o pouso aos estrangeiros, em maioria torcedores do Club Atletico San Martin e do Argentino de Merlo, integrantes da Hinchadas Unidas Argentinas, foi Gilberto Bitencourt Viégas, o Giba do Trem. Um dos líderes da Popular, ele está proibido de frequentar jogos do Inter e da Copa por envolvimento em brigas. Secretário adjunto da Economia Solidária do Estado e membro do diretório municipal do PTB, João Luiz Scopel confirma que Giba pediu apoio:

- Aquela casa é minha e está cedida ao PTB de Sapucaia. Giba me ligou, e eu disse que não tinha cama. Ele respondeu que não tinha problema, que eles se ajeitariam em colchonetes.

Os barrabravas vieram em pelo menos cinco carros. No dia 11, fizeram um churrasco que contou com a presença de torcedores do Inter. Torcedoras da Popular também participaram e posaram para fotos com os "hinchas".

- Eram mais ou menos uns 60 na casa. Até gravamos vídeos cantando as músicas da Popular - diz a torcedora Silvania Silveira, que confirmou o status de barrabravas dos visitantes.

Durante a estada em Sapucaia, delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal estiveram no local para monitorar a situação. Scopel não vê problema em hospedar argentinos envolvidos com torcidas marcadas por atos de violência em estádios:

- O comportamento deles foi exemplar. Se eles passaram pelas autoridades na fronteira, confiamos. O PTB está de parabéns, abrimos as portas para todos, apoiamos a Copa.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO