
Só não deu confusão porque era um público diferente do habitual para jogos de futebol. A barreira montada pela Brigada Militar na Rua Barbedo no jogo do último domingo entre França e Honduras no Beira-Rio trouxe transtornos para moradores do bairro Menino Deus e torcedores que se deslocavam para o estádio. Na manhã desta segunda-feira, a polícia informou que mudará o bloqueio para impedir brigas e discussões antes e depois dos próximos jogos.
Leia mais:
Confira a tabela completa da Copa do Mundo
Leia todas as notícias sobre Copa 2014
Como funcionou a tecnologia que indicou gol da França
O que funcionou e o que não funcionou no Beira-Rio
- Estamos debatendo uma maneira de alterar, para fazer fluir mais rápido a passagem de todos. A aglomeração foi muito grande, temos de revisar junto ao Comitê Organizador Local (COL) para evitar confusão. Não tivemos atritos, mas daqui a pouco pode acontecer - avalia o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Mello.
O brete foi montado a cerca de 200 metros do Beira-Rio, começou a funcionar seis horas antes da partida e foi desfeito duas horas depois. Quem reside no Menino Deus ou trabalha próximo ao estádio tem o acesso liberado sem precisar apresentar comprovantes.
- Usamos o bom senso e monitoramos a circulação das pessoas. Quem falou que mora no bairro e se aproximou do Beira-Rio foi abordado. De forma geral, o público se comportou muito bem. Já tínhamos essa ideia, é outro nível. Se o bloqueio fosse em um jogo do Inter ou do Grêmio, com certeza teria dado confusão - complementa Silanus Mello.
Cambistas presos e briga
Antes da partida entre França e Honduras, quatro cambistas gaúchos foram presos em flagrante por venda de ingressos a preços abusivos. Conforme o delegado Tiago Baldin, da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, dois dos homens estavam perto do Beira-Rio e outros dois junto a um hotel na Avenida Borges de Medeiros. Antes da abordagem, eles foram filmados e fotografados por policiais.
Dentro do Beira-Rio, a única confusão registrada foi uma briga entre colorados e gremistas pouco antes do apito final. Foi no setor das cadeiras no anel superior, bem ao lado da tribuna de imprensa. Torcedores com sinais de terem bebido demais se provocaram e houve trocas de socos.
VÍDEO: veja a confusão nas cadeiras do Beira-Rio