Copa 2014

Não vai ter Copa

Ex-líder da Popular do Inter terá de se apresentar à polícia em dias de jogos

Hierro Martins, que chegou a ser preso acusado de tentativa de homicídio dentro do Beira-Rio, está proibido de frequentar estádios

Reprodução / null
Hierro acabou preso após uma briga no final de 2011, durante um jogo amistoso em homenagem ao ex-atacante do Inter Fabiano Souza

Longe do Beira-Rio desde o final de 2011, quando se envolveu em uma briga dentro do estádio e foi acusado de tentativa de homicídio, Jorge Roberto Gomes Martins, o Hierro, 42 anos, terá de se apresentar à 15ª DP de Porto Alegre nos dias de jogos da Copa do Mundo na Capital. A determinação é da 2ª Vara do Júri. Hierro deve ir à delegacia uma hora antes das partidas, e será liberado uma hora depois. Se descumprir a ordem, terá a prisão preventiva decretada.

Leia mais:
Hierro Martins, ex-líder da Popular do Inter, é preso
Política, tráfico e extorsões: como agem os barrabravas
Inter anuncia exclusão das torcidas Guarda e Popular
Briga após despedida de Fabiano deixa duas pessoas esfaqueadas

- Recebi na manhã desta terça-feira (dia 10) o ofício e ele terá de acatar, sob pena de ter decretada sua prisão. A determinação veio porque se trata de uma competição de nível internacional e ele está proibido de frequentar o Beira-Rio - explica o delegado Ajaribe Rocha Pinto, titular da 15ª DP.

Hierro acabou preso após uma briga no final de 2011, durante um jogo amistoso em homenagem ao ex-atacante do Inter Fabiano Souza. Na ocasião, o então líder da Guarda Popular e outras duas pessoas foram acusadas de tentativa de homicídio, incitação ao tumulto e formação de quadrilha. Eles agrediram torcedores de um grupo dissidente e deixaram quatro pessoas feridas.

Câmeras de vigilância flagraram tentativa de homicídio no Beira-Rio

Parte do confronto foi registrado por imagens de câmeras de segurança do Inter, que ajudaram na identificação dos envolvidos. Uma das vítimas teve os tendões de três dedos da mão esquerda cortados. Em consequência do episódio, o Inter excluiu as duas torcidas do seu quadro e cancelou benefícios como uma sala no estádio e acesso facilitado às arquibancadas em dias de jogos.

Em maio de 2012, Hierro recebeu liberdade condicional do juiz Felipe Keunecke de Oliveira. No entanto, o ex-líder da Guarda Popular não pode se aproximar de estádios de futebol e deve permanecer a uma uma distância de, no mínimo, 100 metros dos locais de jogo.

Já o atual líder da Popular, Gilberto Bittencourt Viégas, o Giba, está proibido de assistir a partidas no Beira-Rio até dezembro deste ano. Em 2013, ele agrediu com um soco um guarda municipal em Novo Hamburgo, na noite de 26 de setembro, quando o Inter enfrentaria o Atlético-PR no Estádio do Vale. No entanto, a medida só vale para jogos do Inter.

No Infográfico, confira como se sustentam os barrabravas:

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00