Copa 2014

Mau tempo para os hermanos

Neblina e chuva: o que pode atrapalhar a "invasão argentina" em Porto Alegre

Nevoeiro pode novamente fechar o aeroporto nos próximos três dias

Fernando Gomes / Agencia RBS
Neblina fechou o aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no sábado e no domingo

Nos próximos três dias, os porto-alegrenses devem testemunhar uma invasão de argentinos. São esperados mais de 50 mil hermanos na cidade até a próxima quarta-feira, quando Argentina e Nigéria se enfrentam no Beira-Rio às 13h.

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Até o meio-dia de domingo, mais de 3,2 mil já tinham cruzado a fronteira com o Rio Grande do Sul por Uruguaiana, enquanto outro contingente deve desembarcar no aeroporto Salgado Filho até quarta-feira. Estão previstos 27 voos extras do país vizinho para a capital gaúcha.

Os recorrentes nevoeiros no início da manhã nos meses de maio e junho costumam atrapalham as operações no terminal de voos de Porto Alegre, que ficou fechado por três horas no sábado e uma hora neste domingo.

Conforme a Somar Meteorologia, existe a possibilidade de ocorrência de cerração na Capital nas madrugadas de segunda e terça-feira. Na terça, é possível que a neblina permaneça até por volta das 9h, de acordo com a Somar.

Porém, a partir de segunda deve começar a chover em Porto Alegre, o que diminui a probabilidade de nevoeiros. Inclusive, para o dia do jogo, as precipitações devem ganhar intensidade - algo entre 10 e 23 mm de acumulado.

Mesmo com o início das operações do equipamento de auxílio aos aviões em situação de forte neblina, o ILS2, o aeroporto teve que ser fechado por falta de condições de visibilidade no final de semana. No caso do sábado, a Infraero ressaltou que houve um ganho de 28 minutos no tempo de operação pelo uso do novo equipamento. Fosse apenas o ILS1, o aeroporto teria reaberto quase 30 minutos mais tarde.

Segundo explica o professor da faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Ênio Dexheimer, o ILS2 pode retardar o fechamento do aeroporto e acelerar sua reabertura, mas não pode evitar a paralisação das operações.

- Sem o ILS2, o avião não pode pousar se não houver contato visual com a pista a uma altura de 60 metros e a uma distância horizontal de 800 metros. Com o equipamento, a exigência cai pela metade, mas não impede que o aeroporto feche - explica.

Veja no infográfico como vai funcionar o novo sistema:

VÍDEO: argentinos percorrem caminho da Copa com modelo da década de 70

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