
Com o final do Brasileirão, o Inter se volta para a eleição presidencial. Junto da escolha do novo mandatário, no próximo sábado, ocorrerá um pleito tão importante como a corrida entre Marcelo Medeiros e Vitorio Piffero: a votação para renovar 150 das 346 cadeiras no Conselho Deliberativo.
São cinco chapas concorrendo (veja no final da matéria), o que por vezes gera uma diferença de alianças e apoios, da eleição majoritária para a do Conselho. Por exemplo: o ex-presidente Fernando Carvalho votará em Vitorio Piffero para presidente, mas na chapa 01 - a do Movimento Inter Grande, grupo político do qual é um dos fundadores e partido de Marcelo Medeiros - para o Conselho.
Conforme o Estatuto do Inter, uma chapa precisa somar no mínimo 15% do total de votos. Assim, consegue eleger os 23 primeiros nomes de sua lista. Estes primeiros nomes costumam ser os mais importantes ou aqueles que mais ajudam na campanha. Quanto maior o percentual de votos, mais nomes a chapa consegue colocar no conselho, até que as 150 vagas sejam preenchidas. O mandato do conselheiro é válido por quatro anos. A cada dois anos, o clube renova quase metade do Conselho - há ex-presidentes e grandes beneméritos que são membros natos do legislativo colorado.
Vitorio Piffero e Marcelo Medeiros passam ao segundo turno da eleição presidencial do Inter
Há uma tendência de que o Conselho do Inter sofra uma grande transformação, com divisão e surgimento de novas forças, a partir dessa eleição. Luciano Davi, ex-vice de futebol do Inter e que deixou o Conselho porque passaria a trabalhar com clubes de futebol, tenta retornar. É o líder da Inove Inter (chapa 09), movimento que tem feito uma forte divulgação de suas ideias junto aos associados. O ex-presidente Fernando Miranda coordena a chapa 04, Nosso Clube Sem Barreiras, com os grupos Acorda Conselho! e O Povo do Clube.
Marcelo Medeiros: por que quero ser presidente do Inter
As demais chapas, que atualmente contam com a grande maioria das cadeiras no Conselho, têm nomes conhecidos encabeçando suas listas. Na 01, a do Movimento Inter Grande, Gelson Pires (diretor de comunicação do clube e candidato a vice-presidente de Medeiros), Roberto Mello (diretor de futebol) e José Aquino Flôres de Camargo (presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e que foi governador em exercício durante a campanha eleitoral para o executivo estadual) estão entre os líderes da nominata. Na chapa 02, a Piffero - Juntos, somos Gigantes, Pedro Affatato, Luiz Henrique Nuñez de Oliveira (ambos vice-presidentes de Vitorio Piffero), Sandro Farias (ex-candidato à presidência do clube), Marco Antônio Costi Piffero (irmão de Piffero) e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, serão os primeiros eleitos. Já na chapa 03, a Tô com Siegmann, tem justamente Roberto Siegmann (candidato derrotado em primeiro turno à presidência do Inter) como o primeiro nome e Emílio Papaléo Zin (candidato a vice), como segundo.
Vitorio Piffero: por que quero se presidente do Inter
Eleito, o conselheiro terá um mandato até 2018, passará a pagar uma taxa de R$ 85 mensais mais a sua mensalidade de associado do clube, e terá direito a uma vaga no estacionamento coberto do Beira-Rio.
A eleição
Com 64 mil sócios aptos a votar, o Inter disponibiliza ao eleitor o voto pela internet (ou nas urnas eletrônicas do Gigantinho, no dia 13).
Para realizar o voto virtual, o associado precisa se cadastrar até este domingo, pelo link www.amaioreleicaodomundo.com.br/votacao, e confirmar seus dados.
Treze mil torcedores já se cadastraram para o voto via internet. A expectativa é que um total de pelo menos 40 mil sócios votem para presidente e para a renovação do Conselho Deliberativo.
Os grupos que disputam as cadeiras no Conselho Deliberativo:
Chapa 01
Inter Grande
Movimento Inter Grande (com alguns integrantes do DNA e de outras correntes)
Chapa 02
Piffero - Juntos, somos Gigantes
Convergência Colorada, União, Ação e Mais Inter
Chapa 03
Tô com Siegmann
Coração Colorado + Roberto Siegmann
Chapa 04
Nosso Clube Sem Barreiras
Acorda Conselho!, O Povo do Clube
Chapa 09
Inove Inter
I9
O mapa atual do Conselho Deliberativo:
Movimento Inter Grande (MIG) - 105
Convergência Colorada - 78
União Colorada - 45
Ação Independente Colorada - 22
Coração Colorado - 17
Interação/DNA - 15
Mais Inter - 11
Alma Colorada - 10
Colorado eu sou - 9
Inter Maior - 9
Inter Sempre - 3
Conselheiros Independentes - 22
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter

*ZHESPORTES