Geral

Tensão

Líder da Popular do Inter é baleado pela BM perto do Beira-Rio

Gilberto Bittencourt Viégas, o Giba, foi atingido de raspão na perna e disse que vai entrar com ação contra a Brigada

Pedro Moreira / Agencia RBS
Conforme a polícia, Giba fugiu após ter sido abordado e fez menção de sacar uma arma, por isso acabou baleado

O líder da torcida Popular do Inter, Gilberto Bittencourt Viégas, 28 anos, o Giba do Trem, foi baleado pela Brigada Militar no final da madrugada desta sexta-feira próximo ao Beira-Rio. De acordo com o setor de inteligência da polícia, ele estava em um carro com mais três pessoas quando foi abordado em uma rua transversal à Avenida Padre Cacique.

Leia mais:
Giba é proibido de ir a jogos da Copa em Porto Alegre
INFOGRÁFICO: o que caracteriza as torcidas barrabravas
Relembre o envolvimento de barrabravas em brigas durante Mundiais
Autoridades temem ação de barrabravas em meio a protestos na Copa
"Nenhum órgão de segurança me procurou", diz líder da Popular
Interpol: "Todos os 2,1 mil barrabravas da lista serão deportados"

- Efetuaram o disparo sem se identificar e depois se identificaram. Não foi nada grave, só que eu tenho meus direitos, vou falar com meu advogado para entrar com uma ação contra eles - afirmou Giba em entrevista à Rádio Gaúcha.

A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). Conforme a polícia, uma ronda da Brigada Militar, em um carro sem identificação, seguiu o veículo onde estava Giba, que teria feito a menção de sacar uma arma. Zero Hora entrou em contato com o líder da Popular e ele negou as informações.

- A conduta dos três policiais será averiguada, como é de praxe em todas as ocorrências que resultem em morte, lesões corporais ou ofensa à pessoa abordada. Já foi instaurado o Inquérito Policial Militar - diz o corregedor-geral da Brigada, coronel Jairo de Oliveira Martins.

ÁUDIO: Giba explica o incidente ao repórter Cid Martins

Impedido de frequentar estádios em jogos do Inter após se envolver em uma briga em Novo Hamburgo, Giba também está proibido de ir às partidas da Copa do Mundo no Beira-Rio e a qualquer um dos jogos da Argentina em outras sedes da competição.

A Justiça deferiu, na última quarta-feira (11), um pedido da Promotoria do Torcedor e do Ministério Público (MP) de Novo Hamburgo para que a medida cautelar que impedia Giba do Trem de ir às partidas do Inter até o final do ano fosse ampliada. Assim, Viégas terá de se apresentar à Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul uma hora antes das partidas e permanecer lá até uma hora depois do término.

- O pedido se deu por conta dessas informações que o próprio Giba tem veiculado, na medida em que ele está acompanhando esse pessoal que já é complicado na Argentina - explicou o promotor José Francisco Seabra, da Promotoria do Torcedor.

No Infográfico, confira como se sustentam os barrabravas:

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

15:45 - 18:00