
O inverno chuvoso prometido pelos meteorologistas se concretizou. E quem mais sofreu foram os moradores da metade norte do Estado. Isso aconteceu, segundo os especialistas, porque a frente fria estacionou justamente nessa região. A previsão é de que a chuva dê uma trégua a partir desta segunda-feira, mas volte ao RS na quinta-feira.
Leia todas as notícias sobre a chuva
#chuvanoRS: envie fotos e relatos pelas redes sociais
Mande fotos e vídeos pelo Whatsapp da ZH: (51) 9667-4125
O número de desabrigados chegou a mais de 11,5 mil. Na manhã desta segunda-feira, porém, o tempo seco nas regiões Noroeste e Oeste amenizou a situação. No início da tarde, 7,6 mil pessoas continuavam desabrigadas. As estradas, que foram interrompidas em mais de 20 pontos com quedas de barreiras, buracos e água na pista, agora têm 17 bloqueios.
Olhando o mapa abaixo, criado por ZH com informações da Defesa Civil, da Somar Meteorologia, da Polícia Rodoviária Federal e do Comando Rodoviário da Brigada Militar, fica visível os pontos mais atingidos.
- Os efeitos do bloqueio de uma frente fria dependem de onde você está. Se é embaixo, é muita chuva, como no Noroeste gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Se é ao norte, é quente e seco, como está São Paulo agora. E se for ao sul, como na Argentina, fica frio e seco - explica o meteorologista Celso Oliveira.